“As Quatro Estações” abre a temporada do ano no Conservatório

8808
Cynthia Freivogel, destaque mundial no repertório barroco e moderno (foto: AI Conservatório)
Publicidade
Fabio Villa Nova
Antuerpia

O Conservatório de Tatuí traz para a Capital da Música nesta quinta-feira, 14, a orquestra A Trupe Barroca, com o concerto didático “As Quatro Estações de Antonio Vivaldi”.

A apresentação abre a temporada 2019 do teatro “Procópio Ferreira” e tem como solistas a violinista barroca norte-americana Cynthia Freivogel e o cravista brasileiro Fernando Cordella, sob regência de Sérgio Dias. O concerto, que também terá obras de Alessandro Scarlatti e Georg Friedrich Händel, será às 18h, com entrada gratuita.

A Trupe Barroca é um conjunto musical autônomo, criado em 2017 com o objetivo de dedicar-se à pesquisa e à divulgação da música dos séculos 17 e 18, usando instrumentos históricos e técnicas interpretativas condizentes com o período.

Desde a fundação, realiza concertos frequentes, tendo como solistas importantes nomes da chamada “música antiga do Brasil e da Europa”.

O trabalho “quase arqueológico” desenvolvido pelo grupo é conhecido como “Música Historicamente Informada” e baseia-se na pesquisa do repertório a ser executado, “buscando a fidelidade das articulações corretas, dos instrumentos históricos (réplicas ou originais), o temperamento adequado e o diapasão ideal a cada período”.

Publicidade
Antuerpia
Fabio Villa Nova

“Todos esses quesitos colaboram para revelar ao público uma atmosfera sonora mais próxima daquela em que as obras foram concebidas”, conforme a assessoria de comunicação do CDMCC.

Neste concerto, o público poderá acompanhar os acordes de violinos antigos, originais do século 18, e também réplicas perfeitas de instrumentos históricos, como a tiorba, a viola da gamba e a guitarra barroca.

Além de “As Quatro Estações”, o grupo apresentará a “Sinfonia em Ré Maior”, de Alessandro Scarlatti, em primeira audição brasileira. E também o “Concerto para Cravo e Orquestra em sol menor, opus 4, nº 1”, de Georg Friedrich Händel.

O repertório terá apresentação didática em Tatuí, com entrada gratuita, e será apresentado oficialmente no Theatro São Pedro, em São Paulo (capital), no próximo sábado, 16, com ingressos a R$ 70 (meia-entrada R$ 35).

A parceria entre o Conservatório de Tatuí e A Trupe Barroca oferece aos alunos da escola a oportunidade de acompanhar uma aula magna e cinco master classes de violino e viola barroca com a norte-americana Cynthia Freivogel, que segue com as orientações até a sexta-feira, 15.

Os estudantes ainda podem acompanhar, diariamente, a partir das 14h30, os ensaios de A Trupe Barroca para o concerto, que também são abertos ao público.

Cynthia Freivogel tem se destacado mundialmente como solista e camerista do repertório barroco e moderno. Chamada pelo Denver Post de “artista estrelar para qualquer padrão”, é a spalla da Orquestra de Câmara Barroca do Colorado (Denver), da Orquestra de Câmara Artek Chamber Orchestra de Nova Iorque e é, ainda, a diretora artística do conjunto Combattimento.

Publicidade
Fabio Villa Nova
Antuerpia