Arte pela Vida promove curso e oficina que visam estí­mulos





Divulgação

Aulas de dança são realizadas ao ar livre e visam colaborar para desenvolvimento cognitivo de crianças

 

Fundado em 2003, o Centro de Desenvolvimento Social Arte pela Vida oferece curso e oficina que visam estímulos. Eles são desenvolvidos nas áreas de dança e teatro, respectivamente, na sede localizada na estrada vicinal Moisés Martins, 1.100, que liga o centro da cidade ao distrito de Americana.

As atividades fazem parte do projeto “Cidadania” e têm objetivos diversificados. O curso de dança visa incentivar a criatividade, possibilitar “descobertas corporais” e que ampliem o repertório de movimento.

Ele é voltado a crianças e adolescentes e permite, conforme a entidade, que os participantes despertem o senso de autonomia e de conscientização. Também segundo divulgou a assessoria da comunidade, o curso ajuda “na recuperação e na formação de hábitos, valores e condutas que estão esquecidos e que são importantes na formação moral, social e cultural dos cidadãos”.

“A proposta da dança no projeto vem colaborar para um desenvolvimento cognitivo comportamental na transformação do ser humano, em que através da dança possamos trabalhar o respeito com os colegas, com as pessoas mais velhas, a responsabilidade, hábitos higiênicos, formação integral das nossas crianças e adolescentes”, destacou a assessoria do Arte pela Vida em nota à imprensa.

Já a oficina de teatro tem duas vertentes de trabalho, a primeira, com jovens, usa como base os exercícios do “Teatro do Oprimido”, do brasileiro Augusto Boal. Por meio de atividades diversificadas, a oficina permite que os jovens exponham questionamentos e opiniões sobre temas diversos. Entre eles, “bullying”, complementaridade de sexos, preconceito e afetividade.

Na segunda vertente, com crianças, a oficina teve como foco as lembranças do personagem Chaves, de Roberto Bolaños, falecido em novembro deste ano. Memórias do emblemático menino da vila e homenagens foram montadas visando extrair da obra do mexicano valores: como: respeito, inocência e honestidade.

A professora Ingrid Gomes, dançarina formada, ministra o curso de dança para os pequenos. As aulas de teatro são comandadas pelo professor e ator Marcos Pavel. Ele também demonstra e ensina a arte do “clown” (palhaço) e dos palcos para crianças.

As aulas são ao ar livre. Mais informações são obtidas pelo telefone 3259-5123.