Armadilhas em famí­lia





Se viver em família muitas vezes é uma tarefa complexa. Imagina deixar o ambiente de casa e continuar convivendo com os mesmos entes em um ambiente de trabalho. Não parece uma tarefa muito fácil, mas é a opção de muitos empreendedores, principalmente na região Sul, que apresenta o maior índice de negócios familiares do país.

No entanto, na gestão familiar, especialmente quando iniciada informalmente, as dificuldades administrativas e mesmo de controle financeiro são ainda mais complexas. Apesar da força familiar, algumas questões básicas costumam gerar conflitos, como o estabelecimento de cargos e a remuneração dos gestores, direcionamento de excedentes financeiros, bem como a mistura do dinheiro dos sócios com o da empresa.

Para resolver esses conflitos, a administração profissionalizada se estabelece com a construção de um planejamento de gestão, limites orçamentários, estratégias de controle, definições de alçada e, por fim, questões evolvendo o gerenciamento de riscos. A prática acaba por tornar a empresa mais sólida perante seus “stakeholders”, na medida em que previne ou corrige possíveis perdas previamente mapeadas, ou mesmo provisiona perdas inesperadas.

Essa incorporação da gestão de riscos mostra o amadurecimento e a profissionalização da administração dentro da empresa. O processo deve ser bem estruturado e contínuo, com o intuito de identificar, classificar, mensurar, controlar e mitigar os riscos inerentes às atividades realizadas. Por exemplo, capacitar pessoas proporciona menor nível de perdas com erros e menor probabilidade de perdas com reclamatórias trabalhistas. Esse risco menor torna a empresa mais atraente e, portanto, mais segura e valiosa.

Porém, infelizmente, ainda são poucos os que sabem valorizar a necessidade inerente de uma administração profissional para estabelecer o bom funcionamento das organizações, com baixo risco e resultados financeiros atraentes. Dentro desse contingente, um percentual ainda menor consegue assimilar e resgatar a essência da ciência da administração com seus princípios, enunciados e leis.

O estabelecimento dessas percepções e entendimentos a respeito do correto funcionamento das empresas facilita muito a tomada de decisões pautadas nas melhores práticas de administração. É o que denominamos de inteligência empresarial, por vezes não valorizada, porém com seu desenvolvimento sendo essencial para a fundamentação de instituições sólidas, altamente eficazes e com reduzido risco de mortalidade.

* CEO da Advanced Design in Management S.A.