Apresentada nova secretária da Saúde que substitui M. Lourenço





AC Prefeitura

Cecília Oliveira França teve nome anunciado nesta semana por conta de afastamento de M. Lourenço

 

O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, fez nova troca no “primeiro escalão”. A Prefeitura anunciou, na tarde de sexta-feira, 15, a substituição do titular da Secretaria Municipal da Saúde. O cargo de Máximo Machado Lourenço passou a ser ocupado, desde a quinta-feira, 14, por Cecília Oliveira França.

A nova secretária é economista e pós-graduada em gestão de serviços públicos de saúde. O Executivo fez a apresentação oficial no dia 14, ocasião em que o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, reuniu os funcionários do setor para anunciar a troca de comando.

Conforme a assessoria de comunicação da Prefeitura, Cecília assume a secretaria “com a missão de dar continuidade às ações já implementadas ao longo dos últimos 20 meses”. Em nota, o setor de comunicação disse que a secretária dará prosseguimento às ações iniciadas por Máximo “com foco na humanização dos serviços e no respeito às normas e diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde)”.

No encontro, que teve também a presença do vereador Antônio Marcos de Abreu, Marquinho da Santa Casa, o prefeito destacou a importância do trabalho de todos os colaboradores. Manu ainda enumerou “as conquistas na área”.

“Conseguimos dar uma nova cara para a saúde de Tatuí, inauguramos o Centro de Fisioterapia, o Ambulatório de Curativos, reformamos o pronto-socorro e inauguramos o pronto atendimento do Jardim Santa Rita de Cássia que é um dos maiores bairros do município”, declarou Manu, em nota à imprensa.

O prefeito citou, também, a implantação do serviço de hemodiálise para os pacientes da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa e afirmou que, sem o apoio e a colaboração dos funcionários, não seria possível realizar as ações. Por fim, Manu agradeceu a “inestimável colaboração de Máximo”, o qual “conseguiu grandes avanços” para a área da saúde no município.

A nova secretária agradeceu a presença dos funcionários e pediu o apoio para a nova etapa da vida profissional dela. “Peço a Deus que me dê sabedoria e humildade para poder gerir essa secretaria de grande importância para a população tatuiana que em sua grande maioria depende desse serviço”, disse.

Após a apresentação, Cecília realizou duas reuniões de trabalho com sua equipe. A primeira, com os responsáveis pela comissão de gestão da Prefeitura; e, a segunda, com a diretoria da Santa Casa. Na sexta-feira, 15, a secretária reuniu-se também com a equipe do Pronto-Socorro Municipal “Erasmo Peixoto”.

Currículo

Casada e mãe de duas filhas, Cecilia Oliveira França é economista de formação, com pós-graduação em saúde pública e auditoria, e especialização em gestão de serviços de saúde. Foi funcionária pública estadual por 35 anos, sempre atuando na área da saúde.

Trabalhou como secretária de saúde em Cabreúva por oito anos, no período de 2005 a 2012, acumulando as funções de presidente do Conselho Municipal de Saúde no mesmo período.

Cecília assumiu a pasta com a saída de Máximo. Conforme a Prefeitura, o ex-secretário deixou o cargo por conta de “um processo de 2003, na gestão do ex-prefeito Ademir Signori Borssato”.

O Executivo informou que, o veterinário – que é servidor concursado – havia sido escolhido para integrar a comissão de licitação, que vem sendo questionada pela Justiça. O afastamento cumpre medida judicial liminar. O processo, porém, ainda está em fase de tramitação, com recurso em instância superior. Máximo e outros funcionários são acusados de fraude na licitação para contratação de empresa terceirizada que atuava no pronto-socorro local.