Apresentação marca formatura de fagotista com entrada franca

 

O fagotista Wesley Alexandre Oliveira apresenta-se em recital de conclusão de aperfeiçoamento de curso no Conservatório de Tatuí. O aluno da área de sopros-madeiras faz apresentação gratuita neste sábado, 8, a partir das 19h, no Salão Villa-Lobos, à rua São Bento, 415.

Orientado pelo professor Ricardo Aurélio e sob coordenação de Otávio Blóes, Oliveira apresenta-se com acompanhamento ao piano de Milena Lopes.

No programa, estão obras de: François Devienne (“Sonata in F Major For Bassoon and Basso Continuo Op.24 No.3”); Francisco Mignone (“Das 16 Valsas para Fagote Solo”); Alessandro Longo (“Suite Op. 69 Fur Fagott und Klavier”); e C. Saint-Säens (“Sonate Pour Basson avec accompt de Piano”).

O musicista iniciou estudos de fagote no Conservatório de Tatuí em 2009, sob orientação da professora Solange Aparecida Coelho. Completou, em 2014, o curso regular de 14 semestres. Na sequência, o fagotista iniciou o curso de aperfeiçoamento na mesma instituição de ensino. Desta vez, sob orientação do professor Ricardo Aurélio, com quem conclui com a apresentação.

Foi aluno bolsista da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí no ano de 2013, sob a batuta do maestro Dario Sotelo, e fagotista da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí no ano de 2014, sob a batuta do maestro João Mauricio Galindo. Atuou, também, como fagotista na Orquestra Sinfônica de Botucatu em 2013, sob a batuta do maestro Marcos Virmond.

Participou do II e III Encontro Internacional de Madeiras de Orquestra do Conservatório de Tatuí, tendo aulas com Magnus Nilson (Alemanha), Benjamin Coelho (Estados Unidos), Fabio Cury (Universidade de São Paulo), Alexandre Silvério (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e Felipe Destéfano (Orquestra de Sopros Brasileira).

Além disso, esteve presente no 5º e 6º Festival de Música de Pelotas, no Rio Grande do Sul, tendo aulas com Martin Kuuskmann e Adolfo Almeida Junior (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre).

Participou do Curso de Férias do Conservatório de Tatuí, tendo aulas com Adolfo Almeida Junior e atuando como primeiro fagote da Banda Sinfônica do Curso, sob a batuta do maestro Markus Mauderer.

Em 2015, ingressou no curso de fagote na Escola Municipal de Música de São Paulo, tendo aulas com Alexandre Silvério, por um ano.

Atualmente, é fagotista da Orquestra Experimental de Repertório do Theatro Municipal de São Paulo, conceituada como a melhor orquestra jovem do Brasil, sob regência de Carlos Eduardo Moreno, e tendo como monitor de naipe o professor José Eduardo Flores (Orquestra Sinfônica da USP).