Apresentação de canto lí­rico no CDMCC terá ‘grupos especiais’

 

O tenor Luiz Antônio Ferreira, aluno de canto lírico do Conservatório de Tatuí, apresenta recital de conclusão de curso nesta quarta-feira, 14, no Salão Villa-Lobos, à rua São Bento, 415. A apresentação contará com participações especiais de Jociano Rodrigues e do grupo Musicae Poetica. A orientação é da professora Damares Matheus e a coordenação, de Cristine Bello Guse. A entrada é franca

O recital inicia-se com árias que serão apresentadas com a participação especial do grupo Musicae Poetica, formado por Felipe Leonardo (flauta doce), Fernando Moreira de Lima (violino barroco), Ivan Roberto de Oliveira Júnior (teorba), Jaqueline Abasto Macias (viola da gamba) e Juan Martins Gonzalez (cravo). Serão apresentadas obras de Henri Du Bailly, José Marin, Claudio Monteverdi, Salomone Rossi e Johannes Hieronymus Kapsberger.

Na segunda parte do recital, Luiz Antônio Ferreira apresenta, acompanhado ao piano da pianista Dayane Rodrigues, obras de Claudio Santoro, Marcello Tupynambá, Reynaldo Hahn, John Dowland, Gian Giacomo Carissimi, Ludwig Van Beethoven, J.S.Bach, Von Gluck e G.F. Haendel.

Ferreira é licenciado em artes visuais pela Universidade Metropolitana de Santos, e em técnico de administração pelo Colégio Albert Einstein. Começou os estudos de canto aos 12 anos e, em 1996, participou do teatro amador T. E. P. A. M., apresentando-se em diversas peças e musicais.

Entre eles: “Orfeu da Conceição” de Vinícius de Moraes; “O Príncipe Feliz”, de Victor Hugo; na peça musical “Casa que Te quero Verde”, adaptação livre da peça “Hilda Furacão”, de Roberto Drummond; e nos musicais “Hair” e “Evita”, sendo esta última apresentada no teatro Maria Della Costa.

Em 2006 começou os estudos de música na escola Moriah em São Paulo, e em 2007 participou do curso musical para teatro, ministrado pelo maestro Rafael Righini e Vivi Mori, pelo qual e apresenta na “scat musical” Cassino Royale, de Juliano Marceano.

Posteriormente, obteve DRT em arte dramática pela Faculdade e Colégio Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), e se apresentou nas peças “Esta noite improvisa-se”, de Luigi Pirandello, e em “Assim que passarem cinco anos”, de Federico Garcia Lorca.

Na mesma instituição, fez o curso de Commédia Dell’Arte, com Flávia Bertinelli, e de fotografia, com Leonardo DellaSanta.

Em 2009, passou a estudar com o grupo teatral “Os Satyros”, criado por Rodolfo Garcia Vazquez e Ivam Cabral, vencedores de vários prêmios teatrais. Na ocasião, ficou em cartaz com a peça “Cemitério dos Elefantes”.

Estudou em 2010 na escola do renomado diretor Wolf Maya, o curso de “preparação do ator para TV”. E na escola de Fátima Toledo, preparadora de elenco dos filmes “Cidade de Deus”, “Tropa de Elite”, entre outros, o curso de “interpretação para cinema”.

Fez o curso de “preparação para interpretação e jogos teatrais” na escola de Teatro Macunaíma, e aulas de canto com Claudete Biasolli, integrante do grupo Ensemble Zabaione Musicale.

Em 2011 mudou-se para Tatuí e ingressou no Conservatório para estudar canto lírico, onde, até o presente momento, recebe orientações da professora Damares Matheus. Na mesma instituição, participa de masterclass com Alessandro Santoro e Rosimeire Moreira.

Participou do encontro de música antiga promovido pela Emesp (Escola de Música do Estado de São Paulo), tendo aula com Marília Vargas de canto barroco e de música de câmara com Sigiswald Kuijken.

Atualmente, faz parte do Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí e estuda repertório antigo em música de câmara com a professora Maria Eugênia Sacco, além de continuar seus estudos de canto com a professora Damares Matheus.