Apae recebe na segunda concertos de Performance do Conservatório





A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Tatuí recebe nesta segunda-feira, 5, dois concertos gratuitos. Eles são promovidos pelo Conservatório de Tatuí e apresentados pelo Grupo de Performance Histórica da instituição.

Os concertos estão programados para as 9h30 e às 14h30, com coordenação de Selma Marino. O acesso é restrito a alunos e colaboradores da entidade apaeana.

A atividade dá continuidade às ações externas promovidas pelo Conservatório. De janeiro a junho deste ano, mais de 30 mil pessoas acompanharam as apresentações promovidas pela escola de música, artes cênicas e luteria.

Na Apae, as apresentações enfatizam a área de performance histórica do Conservatório de Tatuí. Ela conta, atualmente, com os cursos de flauta doce, cravo, baixo contínuo, cordas dedilhadas históricas, violino barroco, viola barroca, viola da gamba, violoncelo barroco e fortepiano, sendo este último, o único curso oferecido no Brasil.

Os alunos são admitidos após a aprovação em teste realizado por uma banca especializada, sempre no início de cada semestre ou a qualquer tempo, quando houver vagas.

A duração é de 12 semestres, exceção à flauta-doce, que além de opcional, são dois semestres.

Além das disciplinas comuns a todos os cursos, a área oferece as disciplinas de música de câmara, baixo contínuo e prática de conjunto. É composta pelo Grupo de Performance Histórica e pelo Ensemble de Performance Histórica e Ensemble de Performance Histórica Jovem, que vêm desenvolvendo importante trabalho de interpretação historicamente orientada.

Tanto para a aula como para estudo dos alunos, a área disponibiliza dois cravos franceses de dois manuais, um cravo italiano de um manual, uma espineta inglesa, um clavicórdio não trastado e um fortepiano vienense de cinco oitavas.

Ela envolve, ainda, eventos. como: palestras, concurso interno, masterclasses, audições de alunos e, bienalmente, o encontro internacional de performance histórica.