Apae programa ações no ‘Setembro Verde’ para inclusão social

A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Tatuí inicia nesta quarta-feira, 19, a campanha “Setembro Verde”, mês oficial da inclusão social das pessoas com deficiência. Conforme a entidade, o intuito é envolver a população em atividades voltadas à inclusão e dar maior visibilidade à causa.

A campanha começa às 9h, na Praça da Matriz, com a abertura da “Praça Inclusiva” e fanfarra da Apae, seguida de apresentação dos alunos da Creche Municipal “Yolanda de Castro Del Fiol”, parceira do projeto “Ser Diferente É Ser Gente”.

Na sequência, às 10h30, haverá espetáculos de dança com o Studio Silmara Verzinhassi e Corpo de Baile. Às 12h, a organização do evento sobe ao palco para falar sobre o “Setembro Verde”.

A campanha segue no período da tarde, com apresentação dos alunos do projeto “Judô Inclusão” – realizado em parceria entre a Apae e a academia Adriana Bento – e encerra-se às 16h. Durante o evento, das 9h às 12h e das 13h às 16h, haverá uma “tenda sensorial” e gincanas.

Nos dias 21 e 28 (sexta-feira), o projeto “Apae Aberta” – que visa receber visitantes na unidade – também fará parte da programação da campanha Setembro Verde: das 8h30 às 11h, os visitantes poderão conhecer as atividades e vivenciar experiência com os atendidos.

Além disso, o projeto contará com a participação dos alunos do curso de cuidador de idoso da Escola Técnica “Dr. Gualter Nunes”, na sexta-feira, 21, e com funcionários da Ford, em parceria com o Comitê de Cidadania, na sexta-feira, 28.

O último dia da campanha será na próxima quarta-feira, 26, com a “Apae Integração”. Na data, os alunos atendidos receberão estudantes das Apaes de Cesário Lange (das 8h às 12h) e Boituva (das 13h às 17h).

A iniciativa, instituída pela Federação das Apaes do Estado de São Paulo (Feapaes), em parceria com a Apae de Valinhos (SP), foi criada em 2015 com o objetivo de tornar o mês de setembro referência na luta pelos direitos e promover o debate sobre a importância da inclusão. O evento é aberto a todos que desejam apoiar a causa da pessoa com deficiência.