Anunciado Encontro Municipal de Turismo

Programação no dia 8 terá palestras e exposição com os principais atrativos turísticos

3663
César Araújo e Wagner Graziano, que encabeçam o Conselho de Turismo (foto: divulgação)
Publicidade
Siltec

Com o objetivo de divulgar e expandir o potencial turístico da cidade, a Prefeitura e o Comtur (Conselho Municipal de Turismo) anunciaram a realização do 1o Encontro Municipal de Turismo. O evento será no dia 8 de maio (Dia Nacional do Turismo), às 16h30, no Centro Cultural, com entrada gratuita.

A solenidade também irá divulgar a região turística “Raízes do Interior Paulista”, integrada por Tatuí e outras nove cidades: Boituva, Cesário Lange, Quadra, Pereiras, Laranjal Paulista, Porangaba, Jumirim, Torre de Pedra e Cerquilho.

O encontro é pensado para que a população tenha noção dos atrativos turísticos da cidade e da região e, também, para informar os profissionais interessados em atuar no mercado turístico.

“Essa iniciativa visa à divulgação do turismo da cidade, mostrar o trabalho turístico que é feito e trazer palestrantes, de São Paulo, para fomentar a ideia de investimento no turismo”, detalhou o presidente do Comtur, Wagner Eduardo Graziano.

No evento, já estão confirmadas duas palestras técnicas: uma sobre “destinos”, com Toni Sando, presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau, e outra sobre “mercado e oportunidades para o turismo”, com Bruno Omori, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de SP (ABIH-SP).

Publicidade
Siltec

“A intenção nossa é começar a divulgar a cidade para o Estado e para o ‘trading’ turístico. Por isso, a presença desses dois grandes palestrantes”, explicou César Augusto de Araújo, vice-presidente do Comtur.

Para Araújo, a iniciativa também irá atuar como uma mostra dos atrativos turísticos da cidade. “Para que os munícipes interajam com esses atrativos e conheçam um pouco mais o que a cidade tem a oferecer”.

O secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, reforçou a importância da realização do encontro. Segundo ele, a cidade irá se fortalecer a partir do momento em que os empresários, envolvidos no atendimento ao turista, conscientizarem-se do potencial do município.

“Vamos mostrar um pouco das conquistas de Tatuí, como MIT, para os formadores de opinião e para as pessoas interessadas em participar do turismo da cidade”, apontou Sinisgalli.

Durante o evento, acontecerão os lançamentos do Selo de Qualidade Turística Ano 2018 e da 6a Feira do Doce de Tatuí, que será realizada de 6 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz. “A ideia da Feira do Doce nasceu no Conselho de Turismo, depois foi desenvolvida pela Secretaria de Turismo”, salientou Graziano.

Os representantes do Comtur destacaram que o evento também receberá o comunicado do resultado do prêmio Top Destinos Turísticos, instituído pela ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil), que incluiu Tatuí como uma das finalistas.

“São 39 cidades do Estado que irão receber esse prêmio e, no encontro, será anunciado que Tatuí foi eleita e será passada a data da entrega do prêmio, que vai acontecer na Assembleia Legislativa de São Paulo”, informou Araújo.

No encontro, serão apresentados os principais atrativos turísticos da cidade, como o doce caseiro, artesanato, turismo rural e o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”.

“Nesse primeiro encontro, vamos começar a fomentar as pessoas ligadas ao turismo de Tatuí e, futuramente, ainda neste ano, em agosto ou setembro, vamos fazer, em parceria com a Prefeitura, uma mostra de turismo com uma semana inteira falando sobre as atividades turísticas da cidade”, salientou Graziano.

O presidente do Comtur destacou a importância da relação entre o conselho e a atual administração municipal para o desenvolvimento turístico do município.

“Estamos alinhados desde o início da gestão da prefeita Maria José (Vieira de Camargo). O conselho vem atuando junto com a secretaria em relação às ideias e os projetos”, afirmou.

Para Graziano, a principal meta do Comtur é tornar a cidade uma estância turística, “e a realização do encontro é um passo importante para atingir essa intenção”.

“Não basta só fazer o trabalho em nível de secretaria e conselho, tem que envolver os empresários e a população da cidade. Sem eles, não se consegue fazer turismo”, argumentou.

Sinisgalli também apontou a importância da contribuição e parceria do Comtur no desenvolvimento dos projetos turísticos da cidade.

“Hoje, o Comtur é um órgão que nos auxilia muito, até porque é formado pelas pessoas da área de turismo e que têm o mesmo interesse da nossa secretaria. Eles conseguem nos passar as necessidades que a cidade está apresentando”, concluiu o secretário.

Araújo destacou que habilitar Tatuí como estância turística precisa de um primeiro passo, “e o encontro vem para fazer esse papel”. Ele ressaltou que a economia da cidade precisa entender que o município tem atrativos turísticos.
“O turismo, hoje, é um produto que tem que ser difundido, divulgado e capacitado. A partir de agora, a nossa intenção é começar a capacitar não só os empresários, mas do motorista de taxi ao vendedor de pipoca. Que as pessoas vendam Tatuí como uma cidade turística”, definiu Araújo.

Publicidade
Siltec