Antes de Pelé

547
Publicidade

Inegavelmente, Zizinho era o grande craque do Brasil antes de surgir o menino Pelé. Essa foto é de 1956 e mostra Thomaz Soares da Silva, o Zizinho, no Bangu A. C., que ainda tinha cacife para bancar o grande jogador.

Acontece que a equipe era ligada ao grupo Bangu Tecidos, grande empresa que se destacava na fabricação de tecidos de algodão, produto que até então ainda estava livre da concorrência dos tecidos sintéticos que proliferariam em décadas seguintes.

Grandes empresas, notadamente cotonifícios, fecharam suas portas, cujos exemplos temos em Tatuí com as ruínas de antigas fábricas de tecidos ainda a moldurar a paisagem tatuiana. No ano seguinte e já com 37 anos, Zizinho estava no tricolor para comandar a equipe e ganhar o título paulista.

A foto, uma curiosidade, é uma reprodução da inesquecível revista “Manchete Esportiva” e com um “reclame” – como se denominava na época – da “caninha Tatuzinho“, o melhor aperitivo do Brasil, como era conhecida.

Podemos ver a equipe, no ainda novo e original estádio do Maracanã, em pé: Joel, Fernando, Jota Alves, Gavilan, Zózimo e Edson. Agachados: Xavier, Fernando, Zizinho, Décio Esteves e Nívio (com a bola e ainda amarela).

Publicidade

Boa equipe do alvirrubro carioca, que, em 1956, ficou numa posição intermediária no campeonato do Rio de Janeiro, com 26 pontos, e o campeão Vasco da Gama, com 36 pontos conquistados.

NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade

Publicidade