Ano letivo tem iní­cio no dia 2 para Estado e dia 5 para ‘cidade’





O ano letivo será iniciado em datas distintas para alunos da rede municipal e estadual de ensino. Em Tatuí, as escolas estaduais começam as atividades mais cedo, no dia 2 de fevereiro. As unidades geridas pela Prefeitura funcionam a partir do dia 5 do mesmo mês.

As datas foram confirmadas pelo governo do Estado e pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Turismo na tarde de segunda-feira, 5. Conforme os cronogramas, voltam às aulas no próximo dia 2 os alunos de nove escolas estaduais.

São elas: “Altina Maynardes de Araújo”, no Boqueirão; “Ary de Almeida Sinisgalli”, na vila Esperança; “Barão de Suruí”, “Chico Pereira” e “Deócles Vieira de Camargo”, as três no centro; “Fernando Guedes de Moraes”, no Jardim Lucila; “José Celso de Mello”, no CDHU; “Semíramis Turelli Azevedo”, no Jardim Tóquio; e “Lienette Avalone Ribeiro”, no Parque Santa Maria.

A Secretaria Estadual da Educação também divulgou o período de férias escolares do ano. Os estudantes de todo o Estado param para o recesso no dia 2 de julho e voltam no dia 3 de agosto. As datas foram publicadas no Diário Oficial.

Também conforme o governo, escolas estaduais ainda aceitam matrículas para 2015. Para fazer o cadastro, basta comparecer a qualquer uma das 5.000 escolas e fornecer nome completo, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato.

É recomendável levar a certidão de nascimento e comprovante de residência. Para os alunos que frequentaram a rede estadual em 2014, a matrícula é feita automaticamente.

Já os resultados das chamadas para classes do ensino fundamental (1º ao 9º ano), ensino médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos), serão divulgados na primeira quinzena de janeiro. A consulta pode ser feita na unidade de ensino em que o cadastramento foi efetuado.

Durante o período de recesso escolar, o Estado também recebe os pedidos de transferências para alunos que trocaram de endereço ou têm preferência por outra unidade de ensino. Para fazer essa solicitação, basta que o estudante ou responsável procure a escola para onde queira se transferir com a certidão de nascimento e comprovante de residência. O prazo vai até 15 de janeiro e o resultado final será divulgado no dia 16.

A volta às aulas no município está programada para o dia 5 de fevereiro, com retorno os trabalhos em todas as unidades. Conforme informou a secretaria municipal, receberão os alunos pré-escolas e escolas de ensino fundamental.