‘Angélica’ ganha primeira quadra society

Equipamento será sede de escola municipal de futebol para as crianças da região

784
Ao lado de crianças, autoridades realizaram o descerramento de placa (foto: Eduardo Domingues)
Publicidade

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, inaugurou quadra de futebol society na vila Angélica, na manhã de sábado, 15.

O campo de grama artificial, construído na rua Georgina Pieroni Lincoln, esquina com a rua Virgínia Rosa de Moraes, foi possível por convênio com o governo do estado de São Paulo, a partir do Programa 100% Esporte para Todos, assinado no mês de dezembro de 2017.

A prefeita Maria José Vieira de Camargo esteve na inauguração, que contou com a presença do secretário do Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, Cacá Camargo, de vereadores, assessores parlamentares, secretários e diretores municipais.

O local ainda recebeu a presença de jogadores mirins de escolas de futebol dos bairros Santa Rita de Cássia e Santa Cruz, agentes de trânsito e da Guarda Civil Municipal e de dezenas de moradores da região.

Camargo agradeceu as autoridades presentes, pois, segundo ele, “a cidade tem se mostrado sempre presente, parceira e muito voltada ao esporte, lazer e juventude”.

Publicidade

O secretário estadual mostrou-se contente por Tatuí ser uma das primeiras cidades do estado a inaugurar uma quadra de futebol society e assegurou que buscará ainda mais benefícios para o município.

“É uma grande alegria, para nós, vermos que a molecada já está jogando. Contem conosco, o Estado está à disposição de Tatuí”, completou Camargo.

O secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, comentou que “a prefeitura está tendo um olhar muito sensível” ao esporte do município”.

De acordo com Sinisgalli, atualmente, há mais de 2.000 atletas praticando futebol de campo, futsal, judô, caratê, capoeira e outras modalidades em equipamentos do Departamento Municipal de Esportes.

Conforme Sinisgalli, ainda há esportistas de basquete e voleibol beneficiados com a parceria da prefeitura com a Associação Atlética XI de Agosto.

O secretário municipal lembrou das disputas do 62o Jogos Regionais da 8a Região Esportiva do Estado de São Paulo, sediado no município, em conjunto com Cerquilho e Boituva. Segundo ele, em breve, Tatuí será palco de novas disputas estaduais.

Segundo Sinisgalli, A prefeitura cedeu o espaço, após a Secretaria de Obras e Infraestrutura realizar a limpeza e a terraplanagem do local, e depois o governo do estado viabilizou a verba para execução da obra, possibilitando a primeira quadra society do município.

De acordo com o secretário municipal, o “esporte auxilia na área de educação e saúde, devendo deixar de ser visto como um gasto, mas como um investimento.”

Sinisgalli anunciou o projeto de uma “escola municipal de futebol”. A iniciativa contemplaria crianças de 8 a 16 anos e deve ocorrer às segundas e quartas-feiras, das 9h às 11h, pela manhã, e no período da tarde, das 14h às 17h.

As inscrições poderão ser feitas no Departamento Municipal de Esportes, à praça Martinho Guedes, 12, centro, ou na nova quadra society, diretamente com o técnico Diego Barros.

Conforme Sinisgalli, “o novo espaço é muito importante, pois proporciona uma integração com a população local”, além de ser uma reinvindicação recorrente dos moradores da comunidade.

O secretário afirmou que, com o novo espaço, a prefeitura pode oferecer assistência social e promover a saúde com a prática de esportes e a educação, lembrando que, para se inscrever na escolinha, a criança deve, obrigatoriamente, estar matriculada na escola.

Sinisgalli ainda citou a escolinha municipal de futebol localizada no Santa Rita de Cássia, comandada pelo técnico Duza, local onde fora descoberto o talento do jogador profissional Rodinei, atual lateral-direito do Flamengo.

“Tenho certeza de que o esporte ajuda muito. Podemos não formar um atleta, mas podemos formar um grande cidadão”, declarou.

De acordo com Sinisgalli, há possibilidade de haver a contratação de um zelador para o local, durante a semana. Ele também antecipou sobre novos projetos solicitados à secretária estadual, mas que estão, momentaneamente, paralisados por conta do período eleitoral.

Antes do encerramento da cerimônia de inauguração, Maria José agradeceu o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.

De acordo com a prefeita, “o empenho contemplou Tatuí com a obra, especialmente em um bairro que ainda não possuía nenhum equipamento público de esporte e lazer”.

Recentemente, a prefeitura inaugurou uma quadra poliesportiva no São Cristóvão e, em breve, devem ser entregues um ginásio no Santa Rita de Cássia e um Centro de Integração ao Esporte no Jardim Lucila, além de iniciada a construção de uma quadra no Jardim Tóquio.

“São obras para incentivar o esporte e o lazer, para tirar as crianças das ruas e dar a elas oportunidades de atividades sadias”, ressaltou a prefeita.
“Espero que desperte, em todos, a amizade e o companheirismo, valores que devemos sempre estimular”, finalizou.

Publicidade