Alunos do Conservatório realizam recitais e 2ª mostra de canto coral

Audições grátis acontecem no sábado e domingo e são abertas ao público

236
A formanda Ana Luiza Cassarotte faz recital em percussão sinfônica no domingo, 1º, às 19h (foto: AI Conservatório)
Publicidade
Da redação

O Conservatório de Tatuí realiza neste fim de semana dois recitais de formatura com alunos dos cursos de canto popular e percussão sinfônica. E promove, na próxima semana, a 2a Mostra de Canto Coral 2019, com audições de vários corais mantidos pela instituição. Todas as apresentações são abertas ao público e têm entrada gratuita.

O primeiro recital será neste sábado, dia 30, às 19h, no Salão Villa-Lobos, com o estudante Ricardo Augusto Fenerich, formando do curso de canto MPB/Jazz, sob orientação da professora Ana Malta. Ele iniciou estudos musicais na Escola de Artes de Jaboticabal (SP), onde cursou piano, clarinete e técnico em música. Em 2011, aos 17 anos, ingressou no curso de música da Universidade de São Paulo (USP-Ribeirão Preto). Quatro anos mais tarde, ingressou no Conservatório de Tatuí, formando-se em musicalização para educadores (2017) e agora em canto popular.

Integrou o Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí (2015), o grupo Jazz Combo do Conservatório (2015 a 2018) e participou da ópera “O Sétimo Selo” de João MacDowell (2018). Junto à Cia. de Teatro do Conservatório, atuou como diretor musical, preparador vocal, compositor, arranjador e músico dos espetáculos “Liberdade, Liberdade” (2017), “Cia. Mambembe de Variedades” (2017), “Roda Viva” (2018), “Viagem ao Céu” (2019) e “Natal Mambembe” (2019). Cursa ainda canto lírico com a professora Marilane Bousquet.

Para sua formatura, Fenerich apresenta o show “Grand Circo das Minorias”, com as obras “66” (Tim Bernardes), “Triste, louca ou má” (Banda Francisco el Hombre), “Felicidade” (Luiz Tatit), “Não existe amor em SP” (Criolo), “Avesso” (Jorge Vercillo), “Música das Nuvens e do Chão” (Hermeto Pascoal), “Um trem para as estrelas” (Cazuza e Gilberto Gil), “Zumbi” (Jorge Ben Jor), “Eu no Futuro” (Lula Queiroga) e “Nana” (Ricardo Fenerich).

Participam os atores Stella Alfarelos e Lucas Moretti, além dos músicos Adriano Diamarante (bateria), João Ferrari (baixo), Matheus Assis (guitarra), Matheus Faria (violão), Luciana Canizella, Amanda Mara, Valentina Russo, Érika Almeida, Mariana Cavalcanti, Thais Sanches, Miguel Ganggini e Lutiano Nascimento (voz).

Publicidade

No domingo, dia 1º de dezembro, às 19, a estudante Ana Luiza Cassarotte faz seu recital de formatura em percussão sinfônica no Salão Villa-lobos, sob orientação do professor Luis Marcos Caldana. Ela iniciou os estudos musicais aos 8 anos na Corporação Musical União Charqueadense (Charqueada-SP). Em 2013, entrou no Conservatório de Tatuí, onde atua como bolsista de Grupos Artísticos desde 2016.

Em 2017, passou no concurso interno jovens solistas e solou o 1º Movimento de “Concerto para Vibrafone”, de Ney Rosauro, com a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, sob regência do maestro Dario Sotelo.

Em 2018, participou da 19ª edição do Festival Música nas Montanhas, onde teve aula com Carlos Tarcha. Ainda neste ano, participou do curso intensivo de percussão sinfônica, na USP de Ribeirão Preto, com Ney Rosauro. Em 2019, foi bolsista nos grupos artísticos da Emesp, onde tocou com a Banda Jovem do Estado de São Paulo e a Orquestra Jovem do Theatro São Pedro.

Participou também da 34ª edição do Festival Música nas Montanhas (Santa Maria-RS), onde teve aulas com Brett Jones e ganhou uma bolsa de intercâmbio de dois meses na Universidade da Georgia, nos Estados Unidos.

Para a formatura, ela selecionou: “Poema Brasileiro” (Edmundo Villani-Côrtes), “As One” (Gene Koshinski),”The Challenge” (Arnold Riedhammer), “The Veil of Veronica” (Helene Grosvenor), “Blues for Gilbert” (Mark Glentworth),”Concerto for Timpani and Percussion Ensemble” (John Beck).

Participam do recital, os convidados Milene Dias (piano), Luis Marcos Caldana (persussão) e o Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí, com Agnaldo Silva, Bianca Pavanello, Caio Lucatelli, Giovanni Ricioli e Lucas Piovezan.

O Conservatório de Tatuí realiza ainda, de 2 a 6 de dezembro, a 2ª Mostra de Canto Coral 2019, com apresentação de todos os grupos corais formados por alunos da instituição. O canto coral é matéria obrigatória em todos os cursos de instrumento e os alunos dividem-se em turmas com variados níveis de aperfeiçoamento técnico, do básico/iniciante ao avançado/aperfeiçoamento.

As apresentações serão realizadas no auditório da unidade 2 do Conservatório, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome