Alunos de instrumentos e canto do CDMCC têm concertos até sexta

Semana de Música de Câmara tem convidados especiais em dois dias

404
Duo Kósmos integra programação de concerto desta semana no Conservatório (foto: AI Conservatório)
Publicidade

Conjuntos musicais formados por alunos de diferentes cursos do Conservatório de Tatuí se apresentam, até esta sexta-feira, 6, na 3ª Semana de Música de Câmara. Serão vários recitais às 09h, 11h, 14h e 16h que começaram na segunda-feira, 2.

O evento conta com concertos especiais de dois grupos convidados. São Paulo Brass Trio e Talita Martins tocam nesta quarta-feira, 4, às 19h; Duo Kósmos toca no dia 6, sexta-feira, às 19h. Todas as apresentações têm entrada gratuita.

Música de câmara é uma disciplina obrigatória para todos os alunos de instrumento e de canto da escola. A disciplina tem como objetivo promover a interação do estudante com outros músicos, outros instrumentos, sons e técnicas variados.

Ao longo do curso, os alunos têm a oportunidade de formar ou integrar grupos camerísticos e são esses conjuntos que se apresentam na Semana de Música de Câmara, para o público e para uma banca julgadora composta por professores e profissionais.

“A banca avalia e comenta o desempenho do grupo, no intuito de promover o aperfeiçoamento do aluno na formação camerística e na apresentação em palco”, explicou, por meio de nota, a professora e coordenadora da área de música de câmara do Conservatório de Tatuí, Míriam Braga.

Publicidade

Mestre em música pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e bacharel em piano pelas Faculdades São Judas, ela também integra o corpo docente da área de piano da instituição.

Os principais mestres da docente, foram: Bernard Flavigny, Arnaldo Cohen, Heitor Alimonda, Homero Magalhães, Lina Pires de Campos, Amaral Vieira, Magda Tagliaferro, Jacques Klein e Iara Bernette.

Míriam foi várias vezes premiada como solista e camerista, e atuou como solista sob a regência de diversos maestros renomados. Ela tem sido amplamente reconhecida como pianista correpetidora.

Tem em sua discografia uma série de CDs dedicados à música brasileira. Os concertos internacionais que ela realizou na carreira incluem passagens pela América Latina, Estados Unidos e Europa. Atua também como “clinician” e pianista exclusiva no projeto “Sopro Novo Bandas”, da Yamaha Musical do Brasil.

Convidados especiais

A 3ª Semana de Música de Câmara do Conservatório de Tatuí contará com a participação especial de dois grupos. O primeiro a se apresentar é São Paulo Brass Trio e Talita Martins, que tocará nesta quarta, às 19h.

No repertório, as peças “Chant Lointoin”, “Rustiques” e “Ballade” de E. Bozza; “Tocatta” e “Sonata” de Francis Poulenc.

O conjunto é formado por Vitor Ferreira (trompa), Amarildo Nascimento (trompete) e Carlos Freitas (trombone). O trio será acompanhado por Talita Martins (piano), que é professora responsável pela apresentação.

O segundo grupo convidado, o Duo Kósmos, é formado pela pianista Lorraine Gregório de Oliveira e o eufonista Jhonatan Henrique Severiano. O programa inclui “Rapsódia para eufônio” de James Curnow, “Polar Vortex” de Michael Forbes, “Estudo op. 25 nº 2 de Frederic Chopin, “Fantasia para eufônio” de Gordon Jacob, “Gisele” e Marquinhos no frevo” do Maestro Duda – esta última, com acompanhamento de Cleyton Menezes na bateria.

A apresentação será nesta sexta, às 19h. Eliana Wagner é a professora responsável.

Publicidade