Alunos da rede municipal de ensino melhoram nota e desenvolvimento

Comitê gestor se reúne todos os meses para acompanhar o desenvolvimento dos alunos (foto: AI Preeitura)

Os alunos do terceiro ano do ensino fundamental da rede municipal estão melhorando as notas e o desempenho escolar por meio do Programa Gestão da Política de Alfabetização do IAS (Instituto “Ayrton Senna”).

A afirmação, feita pela secretária municipal da educação, professora Marisa Aparecida Mendes Fiusa Kodaira, em entrevista a O Progresso, vem do resultado mostrado no teste processual do programa, realizado em meados de agosto, no qual a maioria dos alunos atingiu os níveis mais altos de alfabetização.

A prova aconteceu nos dias 14 e 15 de agosto, contando com 1.477 estudantes tatuianos. As avaliações são realizadas para constatar o nível de aprendizagem das crianças, e, conforme Marisa, os resultados com os alunos da cidade foram “satisfatórios”.

Na avaliação processual de matemática, 53% dos estudantes atingiram o nível avançado (3 e 4). E língua portuguesa, 36% alcançaram as notas mais altas e entraram no nível 4, enquanto 32% chegaram ao nível 3, totalizando 68% dos alunos em níveis avançados.

No teste, os estudantes são classificados em quatro níveis de aprendizagem. Os níveis “um” e “dois” representam baixo desempenho na alfabetização, “três” está em índice médio e “quatro” aponta a excelência na qualidade do ensino.

Conforme a secretária explicou, a identificação do desenvolvimento orienta o planejamento das atividades de forma diferenciada para cada grupo.

“Aqueles que apresentam maiores dificuldades são trabalhados pelo professor da sala, e os que são considerados mais avançados são agrupados em turmas de apoio, para que possam obter melhores resultados dentro das necessidades de cada um”, reforçou.

Para poder trabalhar dentro dos parâmetros do programa, todos os diretores, coordenadores e professores que atendem aos grupos de apoio participam de encontros com a equipe técnica do Instituto.

Os profissionais contam com apoio pedagógico e acompanhamento frequente, desenvolvendo atividades direcionadas às necessidades dos estudantes segundo os níveis de alfabetização apontados pelas avaliações.

O suporte é dado por um comitê gestor, formado pela secretária da Educação, supervisores de ensino e apoio técnico pedagógico com profissionais do IAS.

“Nestas reuniões, é repassado todo o material de estudo que o instituto fornece e as estratégias que eles têm para trabalhar no programa”, contou.

O IAS possui, também, uma plataforma digital denominada “Panorama”, na qual são armazenados dados estatísticos para auxiliar no acompanhamento das turmas. São anotações diárias de frequência de alunos e professores, realização de tarefas de casa e leitura de livros.

“Esses dados são armazenados e utilizados para mensurar se atingimos as metas e as evoluções dos níveis dos alunos. Os relatórios recebidos nos auxiliam no planejamento de ações e metodologias”, explicou.

A parceria com o instituto está sendo realizada em Tatuí desde agosto do ano passado, quando foram atendidas 1.377 crianças. Neste ano, o número de alunos subiu para 1.500 e teve início junto com o ano letivo.

Ainda conforme a secretária, no Estado de São Paulo, só três municípios têm parceria com o Instituto “Ayrton Senna”: Tatuí, Ribeirão Pires e São Vicente. “A prefeita (Maria José Vieira de Camargo) lutou muito para conseguir essa parceria”, comentou.

“Este é um projeto muito importante para a alfabetização do município. Começou praticamente no final do ano passado e, em apenas 90 dias, nós já sentimos uma melhora no desenvolvimento dos alunos”, acrescentou.

O projeto será realizado até o final do ano letivo com os alunos do terceiro ano. A avaliação final está agendada para meados do mês de novembro e irá gerar comparativo com o diagnóstico já realizado.