Alunos criam jardim e retratam o CDMCC em nova etapa de projeto

Trabalho é desenvolvido com incentivo de professores e funcionários (foto: divulgação)

A Escola Estadual “José Celso de Mello” ganhou uma área diferenciada no início do mês. O espaço, denominado “Beco”, é resultado de trabalho colaborativo feito por alunos e com incentivo de professores e funcionários da unidade.

A apresentação oficial aconteceu em cerimônia no dia 7 deste mês, com participação dos estudantes, familiares e convidados. Entre eles, membros da direção do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”.

Os estudantes envolvidos na empreitada receberam homenagens. A escola também entregou honrarias para convidados especiais, que contribuíram com a ação.

Cleonice Alves dos Reis Silva, professora-mediadora da instituição, explicou que o objetivo é promover a valorização da cidade, de personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Tatuí e a revitalização da escola.

A proposta é uma sequência do projeto “Cidade na Minha Escola”, coordenado por Fernanda Maria Xavier de Carvalho. Essa ação teve uma das atividades concretizada em setembro do ano passado, chamada de “Arte em Portas”. O objetivo é inserir os estudantes no contexto social do município.

“Devido ao fato de a nossa escola ser distante do centro, nós realizamos essa ação para deixar os principais espaços mais próximos dos alunos”, contou Cleonice.

Inicialmente, o projeto consistiu na instalação de um mural, trazendo uma pintura do prédio do MHPS (Museu Histórico “Paulo Setúbal”). Depois, os estudantes incluíram uma arte com a fábrica São Martinho. Para ajudar os alunos a retratarem os espaços, os professores promoveram excursões a esses dois pontos.

“A escola inteira fez visitas. Alugamos um trenzinho e fomos de turma em turma visitar o museu. Uma equipe fotografou e a outra pintou o mural”, descreveu Cleonice.

O trabalho com a fábrica não envolveu visitação interna. Por conta de o imóvel fazer parte de um conjunto tombado como patrimônio histórico e arquitetônico, os estudantes apenas passaram pela frente da unidade desativada.

Além da pintura dos murais, o projeto envolveu a comunidade externa da unidade. De forma a dar sequência à proposta de apresentar Tatuí aos alunos, a coordenação convidou artistas plásticos e personalidades para participar.

“Resolvemos ampliar e dar oportunidades para as pessoas apresentarem os seus trabalhos aos alunos. Convidamo-las para adotarem uma porta”, contou a professora.

Ao todo, 12 portas foram repaginadas, entre as de salas de aula, da secretaria e da biblioteca. Cada um dos convidados desenvolveu uma proposta, tornando-se patrono dos espaços. Entre os convidados, está a atriz Vera Holtz.

As portas foram entregues em setembro do ano passado e, no decorrer deste ano, a instituição chamou os alunos para um novo desafio. “Nós combinamos com os estudantes que haveria uma continuidade”, explicou a professora.

Uma das sequências consistiu em palestras realizadas pelos patronos na unidade. Cada um dos convidados apresentou o trabalho realizado na cidade e interagiu com os estudantes. A outra continuidade é a criação do espaço diferenciado. Trata-se de um canto que ganhou o nome de “Beco Celso de Mello”.

Junto a ele, a unidade promoveu a pintura com a imagem da fachada do Conservatório. A maior escola de música da América Latina pode ser vista na entrada principal da unidade. O mural foi feito pela coordenadora, com apoio de 20 estudantes. “O espaço ficou bem interessante”, avaliou o vice-diretor Rildo Miranda.

Segundo ele, a apresentação neste mês representou uma prévia da nova fase do projeto. O espaço ainda deve ganhar uma estátua, similar à escultura do professor Josué Fernandes Pires que figura na entrada do teatro “Procópio Ferreira”.

Além dos alunos, a obra conta com apoio de um serralheiro. O profissional está finalizando a estrutura de metal. É sobre ela que os estudantes aplicarão gesso. O alunado precisa, ainda, colaborar para a conclusão do mural externo.

Para a inauguração oficial, prevista para o fim do primeiro semestre de 2019, a professora prevê a promoção de concursos junto aos alunos e o início de uma parceira. A escola quer, junto ao Conservatório, desenvolver ações específicas.

Os concursos nas modalidades desenho e redação versarão sobre o Conservatório. “Como o ano está terminando e queremos ter alguma coisa para oferecer aos envolvidos, isso tudo ficará para o ano que vem”, informou Cleonice.

Conforme frisou a professora, a intenção é de concluir as ações até a metade de 2019. A unidade quer propor, ainda, uma parceria com a escola de música, artes cênicas e luteria. Para isso, já conversou com a direção da instituição.

O foco é possibilitar aos estudantes do ensino fundamental e médio um contato maior com o Conservatório. “Quando concluirmos a ação, vamos revelar o projeto. Temos uma ideia de levar teatro e música para a unidade”, contou Cleonice.

De forma a tornar a ação mais assertiva, a professora disse que a instituição prevê a realização de pesquisa. A intenção é verificar, junto aos alunos, quais instrumentos eles têm mais curiosidade em conhecer e, futuramente, aprender a tocar.