Aluna tatuiana é a grande campeã de concurso estadual de literatura





A estudante Vitória Cristina da Cruz Scomparim, do Sesi local, venceu o 2o Concurso Flinksampa de Literatura. Ganhadora da categoria “ensino fundamental”, ela recebeu o prêmio em evento no Memorial da América Latina, dia 13 de novembro.

Participaram do concurso mais de 90 mil alunos do Sesi São Paulo, nas categorias “ensino fundamental”, do 6o ao 9o ano, “ensino médio” e “educação de jovens e adultos (EJA)”. Os alunos fizeram um poema baseado no livro “O Nascimento do Samba”, do cantor Martinho da Vila.

Os dez melhores trabalhos receberam o prêmio das mãos do sambista. Também participaram da solenidade o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, e Walter Vicioni Gonçalves, representando o Sesi e o Senai.

Além de Vitória, Thais Montenegro de Oliveira, do ensino médio, e Antônio de Souza, do EJA, foram premiados nas outras categorias.

O concurso fez parte da Flinksampa – Feira do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, que teve debates, exposições e espetáculos sobre a cultura negra na programação.

“Foi um evento muito emocionante. Vou levar para a vida toda o momento que conheci um artista da grandeza do Martinho da Vila”, contou Vitória, que explicou como fez a poesia ganhadora.

“Eu fiz uma homenagem ao Martinho, que é um cantor que eu gosto bastante. A minha família ouve bastante samba nas festas, e eu acho que isso me inspirou bastante a escrever sobre ele”.

A aluna do Sesi afirmou que leu o livro do sambista e que considera a publicação “uma grande contribuição à história do ritmo musical”. “O livro fala sobre a história do samba. É bem lúdico, e possui um valor histórico muito grande, em minha opinião”, contou.

Vitória disse gostar de ler os livros de Machado de Assis, Pedro Bandeira e as poesias de Cora Coralina e Vinicius de Moraes.

A mãe de Vitória, Benedita Conceição da Cruz, afirmou que está orgulhosa pela premiação da filha. “Ela estava preocupada em entregar a poesia para a professora, e não se iria ganhar o prêmio. Ela se mostrou preocupada naquela semana”, disse. Segundo a mãe, a aluna foi uma das últimas a entregar a poesia.

“Ela assinou a poesia sob o pseudônimo ‘Copa’, pois os professores disseram que não poderia assinar com o nome verdadeiro. E ela escolheu esse nome porque gosta muito de jogar baralho”, afirmou.

Por ter distrofia muscular, a adolescente de 15 anos visita quase que diariamente a fisioterapia e a hidroterapia, após as aulas em período integral.

“A semana é bem corrida para ela. Mesmo assim, ela arruma tempo para ler, assistir filmes e escrever, além de participar de atividades na nossa igreja”, contou a mãe.

Vitória ganhou um smartphone e o mais novo livro de Martinho da Vila. Mas, o maior presente foi ter conhecido o cantor. “Foi um prazer imenso conhecer o Martinho, um grande artista como ele”, disse Vitória.

A ganhadora do concurso esteve acompanhada na viagem a São Paulo por alunos do Sesi Tatuí e professores. “Foram cerca de 25 pessoas para São Paulo no nosso ônibus. Foi muito legal a viagem, e vou me lembrar sempre desse dia”, conclui ela.