Água também é saúde vamos economizar?

449
Publicidade

Cada brasileiro consome, em média, 200 litros de água por dia!

A ONU recomenda que se gastem até 120 litros por dia!

O nosso corpo é constituído de 70% de água.

Água é saúde. Beba dois litros de água por dia, para manter-se hidratado.

Vamos economizar. Veja aqui algumas dicas:

Publicidade
  1. Jamais jogue lixos (papel, plástico, comida etc.) em rios, riachos, lagoas, mar ou no chão, isso diminui a poluição nas águas, com certeza.
  2. Quando ver uma torneira vazando, feche-a, mesmo que não seja de sua própria casa. É uma questão de cidadania!
  3. Lave, raramente, as calçadas de sua casa, isto gera muita economia. Prefira varrer com a vassoura e nunca com a água.
  4. No banheiro: ao escovar os dentes, lavar as mãos ou fazer a barba, não deixe a torneira aberta. Não tome banhos demorados: 5 a 10 minutos são suficientes (feche o chuveiro enquanto ensaboa o corpo). Cuidado com a descarga. Não use o vaso como lixeira.
  5. Troque a sua descarga para a caixa acoplada (8 litros/descarga).
  6. Na cozinha: quando for lavar a louça, tente primeiro ensaboar tudo, para depois abrir a torneira. Se usar     máquina de lava-louças, só a ligue quando estiver cheia.
  7. Na lavanderia: deixe acumular uma boa quantidade de roupa e lave tudo de uma vez. Não se esqueça de fechar a torneira enquanto você ensaboa e esfrega a roupa.
  8. Verifique os vazamentos: conserte o “pinga-pinga” das torneiras.
  9. Quando ver um vazamento na rua, ligue para a concessionária de sua cidade (Sabesp), avisando do ocorrido.
  10. Oriente e dê conselhos aos seus filhos para economizar água.

Parece coisa boba, mas, seguindo estas pequenas regras, você terá um bom resultado e muita água será economizada!
Economize do jeito que você achar! Utilizando menos a descarga, diminuindo o tempo do banho, não lavando carro em casa, não lavando calçadas, e por aí vai. Mas não se esqueça de que não é por isso que você vai ficar sem as regras básicas de higiene.

Lembre-se: a água não é uma joia de família. É um bem de todos.

Vamos dividir com o próximo o direito inalienável de receber água!

O Brasil é o país que mais tem água doce no mundo. Nós temos água doce subterrânea que suportaria muitos anos a nossa população abastecida, mas não podemos abusar e esbanjar no seu uso. Veja abaixo a descrição do aquífero Guarani, que em grande parte está em nosso território.

Descrição do aquífero Guarani

O aquífero Guarani é, talvez, o maior manancial transfronteiriço de água doce subterrânea no planeta, estendendo-se desde a Bacia Sedimentar do Paraná até a Bacia do Chaco-Paraná. Está localizado no centro-leste da América do Sul, entre 12º e 35º de latitude sul e 47º e 65º de longitude oeste, subjacente a quatro países: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Tem extensão total aproximada de 1,2 milhão de km2, sendo 840 mil km2 no Brasil, 225,500 mil km2 na Argentina, 71,700 mil km2 no Paraguai e 58.500 km2 no Uruguai. A porção brasileira integra o território de oito estados: MS (213.200 km2), RS (157,6 mil km2), SP (155,8 mil km2), PR (131,3 mil km2), GO (55 mil km2), MG (51,3 mil km2), SC (49,2 mil km2) e MT (26,4 mil km2). A população atual do domínio de ocorrência do aqüífero é estimada em 15 milhões de habitantes.

Olha a seguinte manifestação da ONU (Organização das Nações Unidas): a ONU prevê que, até o ano de 2025, cerca de 40% da população do planeta terão problemas de falta de água!

Fonte: internet e arquivos próprios

* Médico pediatra com TEP pela SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) e AMB (Associação Médica Brasileira).  Membro da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações) e diretor clínico da Alergoclin Cevac.

Publicidade