Agência dos Correios tem serviço voltado í  personalização de selo





Para aumentar o interesse pelas cartas, os Correios disponibilizam, no guichê filatélico da agência central de Tatuí, o serviço de personalização de selos postais, aerogramas, cartões e envelopes, além de confecção de carimbo postal comemorativo.

O diferencial do serviço é que o cliente pode levar uma fotografia para ser colocada junto com o selo base. O selo personalizado é entregue na residência em até dez dias. A impressão dos selos é feita pela Casa da Moeda do Brasil.

Para pedir o serviço, o cliente precisa preencher e assinar o termo de solicitação de serviço de personalização de selos postais.

A imagem escolhida deve ser entregue em formato físico ou digital, gravada em CD. No caso de fotos digitais, o cliente deve disponibilizar uma cópia impressa. Empresas também podem estampar a logomarca no selo.

Os selos personalizados podem franquear cartas com até 20 gramas para qualquer endereço no território nacional. Para correspondências destinadas a endereços no exterior, é necessário complementar a tarifa com um selo adicional.

Instalado há seis anos na agência central, o guichê filatélico tem atendimento especializado para colecionadores de selos postais. Os filatelistas podem encontrar desde selos emitidos em até três anos como o classificador de selos (álbum). A agência está localizada na rua 13 de Maio, 1.138, no centro.

Segundo a União Postal Universal, organização que reúne os serviços postais de todo o mundo, a filatelia é o “passatempo mais popular”, contando com aproximadamente 30 milhões de adeptos no planeta.

No ano passado, os Correios emitiram 25 temas de selos e blocos postais. Os assuntos abordados nos selos vão desde a diversidade cultural e étnica do Brasil quanto projetos e acontecimentos nacionais e internacionais importantes.

Um dos temas, “Abelhas Brasileiras Melípona”, trazia selos com aroma de mel e apresentou seis espécies de abelhas melíponas (sem ferrão). Outros temas tratados nos selos de 2015 foram: “Luta contra o tráfico de pessoas” e “Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016”.