Acidente entre carros e motos predomina





Cristiano Mota

Membros do Conselho Municipal de Trânsito, representantes da PM, GCM, Samu, de centros de formação e prefeito acompanharam apresentação do sistema de registro online

 

Acidentes entre carros e motos são maioria entre os registros do primeiro mapa estatístico do Cepat (Centro de Estatística e Prevenção de Acidentes), inaugurado na quarta-feira, 11.

Esse tipo de ocorrência figurou como predominante entre os atendimentos registrados pelo Corpo de Bombeiros, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Guarda Civil Municipal no primeiro mês de funcionamento do sistema, elogiado por autoridades.

Entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro, o Demutt contabilizou 11 colisões entre automóveis e motocicletas, equivalentes a mais de 30% do número de ocorrências. No período de 31 dias, os serviços de urgência e emergência e a corporação municipal atenderam 36 acidentes em 12 bairros.

Elas incluem casos com e sem vítimas no Rosa Garcia, Loteamento Módena, Jardim Lucila, Jardim Wanderley, vila São Paulo, São Cristóvão, vila Angélica, Santa Adélia, vila Bandeirantes, vila Dr. Laurindo, Jardim Santa Rita de Cássia e centro.

De acordo com o mapeamento, os atropelamentos aparecem em segundo lugar. O Samu e os bombeiros atenderam oito pessoas no período.

Em seguida, constam sete quedas de moto, três quedas de bicicletas, outros três inseridos apenas como “acidente”, um caso envolvendo colisão entre carro e bicicleta, um com “vítima de moto”, uma ocorrência envolvendo batida entre duas motocicletas e um “fechamento” de veículo.

O mapeamento representa a primeira etapa do trabalho que o Demutt quer desenvolver com a implantação do Cepat. A pretensão do departamento é utilizar os dados para realizar ações futuras, visando à redução do número de acidentes.

É o que contou o diretor do Demutt, Francisco Antonio de Souza Fernandes, Quincas, durante a inauguração. A solenidade contou com o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, e a coordenadora municipal de urgência e emergência do Samu, Roberta Lodi Molonha Machado.

Também acompanharam o evento o capitão do CB do município, Marcelo Espírito Santo, membros da Polícia Militar e do Conselho Municipal de Trânsito.

No evento, Quincas agradeceu a colaboração dos envolvidos no projeto e classificou a ajuda deles (de membros do Samu, bombeiros, GCM e PM) como essencial para a concretização do Cepat. Por meio do centro, o diretor afirmou que o departamento passa a ter um “corpo mais profissional”.

A ideia é que o sistema de registro das ocorrências gere dados mais concretos para que o departamento possa adotar medidas preventivas.

Além das campanhas, o Demutt é responsável por intervenções no trânsito, como mudança de mão de direção, proibição de estacionamento em determinadas vias e outros.

“Estamos deixando de lado aquela sensação de que as medidas eram tomadas a partir da cabeça de uma única pessoa, que fazia e desfazia, dando impressão de que não havia comando. Agora, temos dados que vão nos dar respaldo. E, enquanto eu estiver aqui, quero deixar a casa em ordem”, iniciou o diretor.

A criação do Cepat surgiu de uma necessidade do departamento. Quincas afirmou que a equipe não possuía dados estatísticos (que demonstrassem quantidade, tipos de casos, número de vítimas e, principalmente, localização). Por isso, ficava à mercê de questionamentos com relação às intervenções.

“Volta e meia, as pessoas me cobravam a respeito dos acidentes, e o departamento não sabia. Não tinha informações do que estava acontecendo na cidade em termos de acidentes, na via pública, principalmente”, argumentou.

Com apoio do diretor do Departamento Municipal de Tecnologia da Informação, Juliano Crispim, a equipe do Demutt começou a pensar em um sistema computadorizado. A intenção era permitir que funcionários treinados que atendem casos de acidentes de trânsito pudessem informá-los.

Os registros são feitos em tempo real e por meio da internet, sobre a base de dados da Google Maps, serviço gratuito oferecido pela norte-americana. Além do tipo de ocorrência, os responsáveis pela “alimentação” informam a data, a hora, o local do acidente e o número de vítimas. Desta forma, as ocorrências são georreferenciadas (têm incluídas coordenadas geográficas).

Segundo Quincas, o projeto é considerado inédito na região. “Eu apresentei a proposta num fórum em Piracicaba. E, realmente, constatamos que não existe nenhum trabalho desse nível em funcionamento ou sendo implantado”.

Ainda conforme o diretor do Demutt, a solução apresentada pelo departamento de TI é considerada a mais simples e funcional de todas as ações que se tem conhecimento até o momento. “Existem outros projetos, mas nos quais as prefeituras têm que contratar serviços caríssimos”, argumentou.

Em Tatuí, Quincas destacou que o Cepat saiu “a custo zero” para a municipalidade. “Acho que isso é muito importante. Não adianta só ter a ideia. O problema é correr atrás, buscar quem sabe, desenvolver e alimentar o programa, porque é preciso que tenhamos dados para o mapeamento”, emendou.

Como exemplo, o diretor citou que o monitor utilizado pelo departamento para o acompanhamento dos registros foi cedido pela empresa Rápido Campinas.

Quincas mencionou, ainda, a colaboração dos representantes dos bombeiros e do Samu, que “entenderam a proposta” e se dispuseram a colaborar.

No momento, a Polícia Militar não integra o sistema e não o alimenta com dados. O motivo é que esse tipo de ação exige modificações em termos de convênio.

Quincas informou que a Prefeitura está avaliando como os militares poderão colaborar com o trabalho de monitoramento e prevenção do município.

Por dentro do sistema

O software utilizado para registro das ocorrências é atualizado por membros do Samu, CB e GCM. Cada usuário tem um “login” com senha para incluir as informações relativas aos chamados e aos atendimentos prestados.

No mapa, são inseridos os pontos de marcação (onde ocorreram colisões, por exemplo) e um pequeno resumo com tipo de acidente, número de vítimas, dia, local e hora.

As inclusões são feitas em categorias, separadas por gráficos específicos, criados para facilitar a pesquisa visual e o foco de cada acidente.

Com a aproximação do mapa, na tela do computador, os agentes podem visualizar quantos e quais são os acidentes (pontos azuis). À medida que a tela fica mais distante, é possível ver os pontos mais críticos, destacados em amarelo.

Todas as informações são compiladas pelo Demutt, no Cepat. A equipe fica responsável por transformar os dados em relatórios, que deverão ser, em princípio, mensais.

Ao final do sexto mês, o departamento quer reinserir os dados no mapa para verificar, com precisão, qual é o ponto mais crítico do município.

Outra facilidade do sistema é o acesso pelo “Street View”, recurso disponível no Google Maps e Google Earth que permite aos usuários da internet explorarem o mundo por meio de imagens em 360 graus no nível da rua. A ideia é permitir referência visual dos locais com maior número de acidentes aos agentes.

A novidade rendeu elogios a Quincas, pelo prefeito. No discurso de inauguração do Cepat, Manu destacou a participação do Conselho Municipal de Trânsito. Também enfatizou a colaboração da PM, GCM, bombeiros e Samu.

Segundo o prefeito, as estatísticas mensais vão auxiliar o Demutt na adoção de medidas preventivas. Entre elas, instalação de semáforos e sinalização de solo.

“Tudo isso vai evitar acidentes e, claro, ajudar as pessoas que estão diretamente envolvidas no atendimento desses tipos de ocorrências”, argumentou.

Por fim, o prefeito comentou sobre a abertura da CEI (comissão especial de inquérito) aprovada pela Câmara Municipal na noite de terça-feira, 10 (reportagem nesta edição).

Manu disse que vem “procurando trazer benfeitorias para o município, como as 1.295 unidades habitacionais do residencial Vida Nova (reportagem nesta edição) e como as novas creches a partir de imóveis adquiridos”.

“Acho que estamos fazendo o bem, comprando coisa boa, de qualidade. E eles (os vereadores), em vez de ajudarem, querem atrapalhar, criar fato político”, disse.

Manu criticou os vereadores, alegando que a maioria estaria “trancando projetos importantes”. Entre eles, a construção de uma UBS (unidade básica de saúde) na vila Angélica. Também afirmou que o município depende de autorização da Câmara para estabelecer convênios para recapeamento.

Além do Cepat, o Demutt está em vias de lançar um “site oficial do trânsito”. O projeto prevê a divulgação dos dados estatísticos também on-line, para consulta pública. As atualizações deverão ser realizadas em tempo real.