ACE promove entrevistas com candidatos

213
Publicidade





Os candidatos José Manoel Correa Coelho (Manu – PMDB) e José Guilherme Negrão Peixoto (Guiga – PSC) participaram da primeira rodada de sabatina dos postulantes à Prefeitura organizada pela ACE (Associação Comercial e Empresarial de Tatuí), na quarta-feira, 21, e quinta-feira, 22, respectivamente.

Os candidatos Maria José Vieira de Camargo (Maria José Gonzaga – PSDB) e Rogério de Jesus Paes (Rogério Milagre – PRTB) estão confirmados para entrevistas nesta próxima semana. Elas estão programadas para quarta-feira, 28, e quinta-feira, 29.

De acordo com a presidente da ACE, Lúcia Bonini Favorito, é a primeira vez que a associação realiza um evento do tipo.

“Fizemos isso para que os associados escutem e saibam as propostas dos candidatos para governar a cidade. Fizemos perguntas de assuntos que são de interesse da população. É importante essa participação dos postulantes”, afirmou.

Publicidade

A presidente ressaltou a importância de “a população analisar bem as propostas dos candidatos antes de escolher em quem votar, tanto para a Câmara Municipal quanto para o cargo de prefeito”. “No momento da eleição, eles precisam pensar nas propostas e, a partir daí, fazer o uso correto do voto”, declarou.

O comércio tem peso importante na geração de renda da cidade. A presidente da associação quer que a categoria tenha participação maior na política, em parceria com os ocupantes dos Poderes Executivo e Legislativo.

“Gostaríamos que os comerciantes e empresários exigissem mais dos políticos eleitos. Na verdade, quem manda mesmo é a população, que é quem paga o imposto e elege eles”, acentuou.

Durante as entrevistas, a ACE fez uma proposta aos políticos: a associação pediu a entrega dos balanços financeiros e dos restos a pagar da Prefeitura, para que sejam analisados por membros da entidade. Manu e Guiga afirmaram que entregariam as informações, caso eleitos.

“Nós queremos ter clareza da situação financeira do município, evitando boatos sobre a dívida da cidade. Em toda mudança de governo tem esse tipo de conversa, dizer que não fez porque não tem dinheiro”, afirmou.

Manu, postulante à reeleição, elogiou a iniciativa da ACE. “Os comerciantes têm contato com um grande público diariamente, são formadores de opinião. Então, é importante que eles estejam bem informados e saibam quais as propostas de todos os candidatos”, disse.

Guiga afirmou que, se eleito, manterá o diálogo e a parceria com os comerciantes e empresários. “A parceria com a ACE será cada vez mais forte. Queremos ouvir os representantes do comércio, das indústrias e os produtores rurais. São eles que movimentam a cidade e geram renda para Tatuí”, declarou.

Caso seja eleito, o candidato afirmou que irá proibir a realização de feiras itinerantes na cidade, de forma a “preservar a renda dos comerciantes locais, que pagam impostos em Tatuí”.

“Não vamos querer feiras da madrugada, essas feiras que só vêm para Tatuí para tomar dinheiro do povo e depois ir embora. Queremos uma Tatuí forte, uma cidade que tenha o melhor comércio da região sul do Estado de São Paulo”, prometeu.

O primeiro dia de sabatina (quarta-feira) foi com o prefeito Manu. Durante a apresentação, o candidato à reeleição fez um balanço dos três anos e oito meses de mandato e anunciou projetos para os próximos quatro anos.

“A Prefeitura é a maior empregadora da cidade. Nossa cidade foi a que deu o maior aumento para os funcionários públicos nos últimos quatro anos na nossa região. Foram 34% de reajuste, nenhuma categoria recebeu isso. São 3.900 servidores com salários em dia, sem atraso algum”, declarou.

O candidato apontou a dívida herdada do governo anterior e comprometeu-se a entregar a cidade com as “finanças saneadas”.

“Nós honramos os compromissos com os fornecedores e com os nossos funcionários. Se reeleito, estaremos com as finanças saneadas para aumentar os investimentos na cidade”, afirmou.

O prefeito reconheceu que a cidade precisa de investimentos em infraestrutura, pavimentação de ruas e limpeza urbana. Manu declarou que a prioridade do mandato que se cumprirá no final de dezembro foi a educação e a saúde.

“Governar é eleger prioridades. Nossa prioridade, neste mandato, foi arrumar as finanças e dar um salto de qualidade na saúde e educação. Cumprimos essas metas, e agora vamos dar atenção à infraestrutura da cidade”, disse.

Na quinta-feira, Guiga comparou os impostos de Tatuí com os de outras cidades. Segundo o candidato, a renda que a Prefeitura local tem com IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é corresponde ao dobro da obtida por Itapetininga.

“O IPTU incide mais sobre a população mais pobre da cidade. Nossa cidade, mesmo sendo menor do que Itapetininga, arrecada o dobro de dinheiro do que a cidade vizinha. Nossa renda de IPTU é maior do que a de Barueri, cidade do porte da nossa e que tem o mais conhecido condomínio de luxo do país”, afirmou.

O candidato afirmou que o plano de governo dele foi baseado no da cidade de Curitiba. A capital paranaense é tida como referência nacional no desenvolvimento e planejamento urbano e de transportes.

De acordo com a ACE, a candidata Maria José Gonzaga (PSDB) vai participar da sabatina na quarta-feira, às 15h. Na quinta-feira, no mesmo horário, está prevista a conversa com Rogério Milagre.


Publicidade