Ação voluntária tem recorde em 1º dia, fila e gera verba para ‘FS’

 

Quando “um mais um” se juntam, eles podem se transformar em quase 50. O resultado da conta que desafia a matemática é apenas uma amostra do que o voluntariado – que abrange aproximadamente cinco dezenas de pessoas –, estimulado pela professora Sônia Maria Ribeiro da Silva, é capaz de realizar.

Nesta semana, a presidente do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade) realiza a primeira edição do bazar de novos e seminovos. A ação termina neste sábado, 11, e acontece na rua Santa Cruz, 405, no centro, próximo à agência do Banco do Brasil.

Com a ajuda de conselheiras e de um batalhão de pessoas, a iniciativa conquistou, no primeiro dia do bazar, números bastante expressivos. Somente na data da abertura, quarta-feira, 8, o Fundo Social superou a expectativa para todos os dias.

“No primeiro dia, já tivemos uma soma muito boa, mais do que imaginávamos para todos os dias. Surpreendeu toda a equipe”, comemorou a presidente do Fusstat.

Sônia é quem comandou os trabalhos do bazar no horário das 13h às 19h, entre a quarta-feira e a sexta-feira, 10.

Neste sábado, ela também atua nas vendas de roupas masculinas, femininas, infantojuvenis e brinquedos, das 9h às 13h. Para isso, recebe apoio das conselheiras do órgão e da população.

A prospecção da equipe é de que as vendas se mantenham “em alta” no dia de encerramento. O bazar deve ser expandido para os centros de capacitação. A ideia da presidente é transformar a ação em projeto itinerante.

Na abertura, as voluntárias registraram fila. “Muitas pessoas vieram para cá em busca de produtos até para revender, porque as peças que recebemos são de primeira qualidade, algumas novas até”, contou a conselheira Regina Célia Silveira Mantovani, que trabalhou no atendimento de vendas.

Segundo ela, o público se manteve forte até a sexta-feira (data do fechamento desta edição). “As pessoas estão vindo de várias partes da cidade e de idades variadas. A predominância é, claro, de mulheres”, relatou Regina.

Para dar conta de atender todas as pessoas, a presidente do Fundo Social explicou que o grupo se dividiu. Uma parte das voluntárias ficou responsável por atender a quem passava; outra, no caixa; e uma terceira parte, organizando fila.

O Fusstat precisou controlar a entrada dos consumidores. “As pessoas estão entrando de dez em dez. Tivemos de estabelecer regras para dar condições mínimas de atendimento e de que as pessoas pudessem encontrar o que procuravam”, explicou Sônia.

Além de roupas e brinquedos, o Fusstat colocou à disposição vestidos de festas e itens de decoração de casa. Os produtos e peças estão espalhados por quatro cômodos da residência, cedida sem custos pela esposa de um empresário local.

“Acho que devemos muito à população de Tatuí, que está nos abraçando neste momento difícil, no qual eu começo essa missão, porque o Fundo Social não tem verba nenhuma. Por isso, realizamos o bazar”, argumentou a presidente.

As vendas permitirão à entidade levantar recursos para dar início aos cursos de capacitação. As aulas estão programadas para começar no mês que vem, em oito espaços.

“Fizemos uma estimativa de R$ 20 mil para que pudéssemos arrumar todas as máquinas de costura, computadores, fornos. Eles precisavam de manutenção”, contou.

Já no dia 8, o Fundo Social conseguiu levantar R$ 17 mil. Para Sônia, a explicação do “sucesso” do evento está na solidariedade das pessoas. A presidente afirmou que, por não possuir recursos, a entidade não teve condições de produzir materiais de divulgação. Mesmo assim, obteve “ótimo retorno”.

“Não tem razão senão a solidariedade. É muito bonito tudo o que está acontecendo. Nunca vi um povo tão unido como eu estou vendo, e olhe que eu já trabalhei no Fundo Social por um bom tempo”, disse.

O próximo passo para a equipe será a busca de parcerias para a obtenção de insumos que serão realizados nos cursos, em especial os ligados à panificação artesanal. “Depois do bazar, fiquei mais tranquila, porque a imprensa e o povo de Tatuí estão dando total apoio ao nosso trabalho”, concluiu.