Aberto de Futsal inicia neste sábado com cinco confrontos





O 1º “Aberto de Futsal” realizado pela Liga Tatuiense de Futsal começa neste sábado, 24, com cinco jogos. Os confrontos marcam a rodada de estreia, a ser iniciada pela manhã. Eles acontecem no ginásio de esportes do Clube de Campo.

As partidas têm entrada franca. O público (torcedores, amigos dos atletas que estarão em quadra e familiares) pode acompanhar os jogos após passar pela portaria do clube. O acesso é feito pela rua 11 de Agosto, 3.092, no Jardim Lucila.

Segundo divulgou o Gimnasiu Eventos Esportivos, responsável pela organização da competição, a primeira rodada será composta por cinco partidas, em quatro categorias. A peleja de abertura começará às 8h30, pela sub-16, sendo entre Bom de Bola 10 na Escola e o selecionado da Prefeitura de Iperó.

Na sequência, jogam: Associação Atlética XI de Agosto e Prefeitura de Iperó, às 9h, pela sub-14; e Bom de Bola 10 na Escola e Prefeitura de Iperó, às 9h30, na sub-12. Também pela sub-14, o Clube de Campo enfrentará o Bom de Bola 10 na Escola, às 10h; já às 10h30, pela sub-10, o jogos será “caseiro” – entre o Clube de Campo e a equipe “B” da agremiação.

O “Aberto de Futsal” é realizado pela Liga Tatuiense de Futsal em comemoração à reativação da entidade. Ele tinha início previsto para o dia 17, conforme divulgado após congresso técnico. Por conta da finalização de detalhes (elaboração de tabela), a organização adiou a estreia para esta semana.

A competição marca, ainda, a filiação da liga à FPF (Federação Paulista de Futsal) e será realizada em três locais. Além do Clube de Campo, sediarão partidas, a Associação Atlética XI de Agosto e o Ginásio Municipal “Araão Guerra”.

Nessa primeira edição, o torneio será disputado em quatro categorias. A competição envolverá 23 equipes, divididas na sub-10, sub-12, sub-14 e sub-16. As três primeiras categorias contam com seis equipes, cada uma, sendo que elas estão distribuídas em grupos. A sub-16 será disputada por cinco times.

De acordo com regulamento, nas três primeiras categorias, os times jogarão “entre si”, dentro de seus respectivos grupos, na primeira fase. Classificam-se para a segunda etapa, os dois melhores de cada grupo (quatro equipes de cada categoria).

Na semifinal, as equipes serão “cruzadas”: a primeira colocada de um grupo jogará contra a segunda, do outro. A final acontecerá em partida única. Em caso de empate, nas semifinais e na final, a decisão vai para os pênaltis.

Já na sub-16, os cinco times jogarão, também “entre si”, na primeira fase, mas em grupo único. Avançarão para a etapa seguinte, também os quatro primeiros. Os classificados farão jogos cruzados, na semifinal, para decidir os finalistas. Como nas demais categorias, os empates serão decididos nos penais.

Na categoria sub-10, jogam: XI Agosto, Grêmio Recreativo Santa Rita, Bom de Bola 10 na Escola, Prefeitura de Iperó, Clube de Campo e CCT – essas duas últimas, de Tatuí; na sub-12, estão: XI de Agosto, Santa Rita, Bom de Bola, Prefeitura de Iperó, Clube de Campo e USBF, da cidade de Sorocaba. Essas mesmas equipes seis equipes disputam a sub-14. Na sub-16, jogam: XI de Agosto, Santa Rita, Bom de Bola, Prefeitura de Iperó e USBF.

A competição seguirá regras estabelecidas pela CBFS (Confederação Brasileira de Futsal) e conta com promoção do jornal O Progresso. O evento tem como objetivo “promover um intercâmbio esportivo entre os atletas”.

Também visa “integrar as crianças e adolescentes da região, de modo a otimizar a participação de um grande número de atletas”. Por meio do evento, a liga pretende, ainda, estimular atividade física, visando qualidade de vida.

Participam, equipes das categorias sub-10, sub-12, sub-14 e sub-16. Não houve inscritos na sub-08. A primeira é voltada a jogadores nascidos entre 2004 e 2005; a seguinte, por nascidos em 2002 e 2003; a terceira, por atletas que nasceram em 2000 e 2001; e a quarta, por nascidos nos anos de 1998 e 1999.

Os mandos dos jogos serão definidos pela Liga Tatuiense de Futsal. A entidade premiará, por categoria, as campeãs e vices com troféus e medalhas personalizadas. Também há prêmios para o artilheiro e goleiro menos vazado.