A Personalidade e o Caráter!

348
Publicidade





“As sementes, as plantas e os animais agradecem à terra que, por sua vez, agradece ao sol e à chuva, que por sua vez, agradece aos rios, aos mares e as plantas. Como a natureza viva também em contínua ação de graças a Deus! ”

A Personalidade e o Caráter!

Personalidade é derivada da palavra latina persona, usada para identificar as máscaras utilizadas pelos autores teatrais na antiga Grécia.

Com o tempo, ela passou a ser descrita como a máscara que usamos para o mundo ver. Somos uma combinação de vários estilos de personalidades, variando de extrovertido a introvertido, sociável a tímido, do agressivo ao passivo, etc, formando-se em nós na infância.

Publicidade

Digamos que seja uma forma de nos mostrarmos ao mundo, da maneira que queremos.

A personalidade é um conceito mais elusivo, depende muito da situação: lembre-se que persona significa máscara, e usamos diversas máscaras ao longo de nossa vida.

Já o caráter é uma palavra originada de um verbo grego que significa gravar. A firmeza moral de uma pessoa, portanto, é o sinal visível de sua natureza interior. É o que somos por baixo de nossa personalidade (a máscara).

O caráter continua a se desenvolver ao longo da vida, são estas definições sobre as escolhas que fazemos, ou nossos comportamentos, e pode ser denominado de nossa maturidade moral.

Caráter é nossa força moral e ética, aquilo que guia nosso comportamento de acordo com os valores e princípios adequados o que explica por que a liderança pode ser definida como ‘caráter em ação’. Os líderes procuram fazer a coisa certa.

Podemos dizer, resumindo, que caráter seja a soma de nossos vícios, hábitos e virtudes. Com o discernimento, podemos optar por fazer o bem e amar o bem.

A primeira coisa a ser procurada em qualquer tipo de líder ou líder em potencial é a força de caráter. Qualidades como honestidade, integridade, autodisciplina, aprendizado, confiabilidade e ética são essenciais na liderança.

Aristóteles escreveu sobre o assunto: “A virtude moral é uma conseqüência do hábito.

Nós nos tornamos o que fazemos repetidamente. Ou seja: nós nos tornamos justos ao praticarmos atos justos, controlados ao praticarmos atos de autocontrole, corajosos ao praticarmos atos de bravura”.

Portanto, o caráter é formado pelas nossas escolhas, no dia-a-dia. Chico Xavier disse: -“Não é possível fazer um novo começo, mas qualquer um pode recomeçar agora e fazer um novo fim.” Ou seja, hoje é o melhor dia para decidirmos escolher a coisa certa.

Mudar requer determinação e comprometimento. E compensa, já que buscamos a excelência da liderança. E se for para mudar, que seja para o bem, para a coisa certa, para as escolhas certas.

Você é Maravilhoso

Até onde sei, esta história é verdadeira. Aconteceu, há vários anos atrás em um importante teatro no interior do Estado de São Paulo. Um famoso cantor tinha sido contratado para cantar, e a venda de ingressos foi um sucesso.

Na noite do concerto a casa estava lotada, todos os ingressos vendidos. O sentimento de excitação da plateia poderia ser sentido no ar quando o gerente da casa subiu ao palco e disse: – Senhoras e senhores, agradecemos por seu entusiástico apoio. Eu sinto informar que devido a uma repentina doença, quem vocês esperam para ouvir não se apresentará esta noite.

Porém, encontramos um substituto à altura e esperamos lhe proporcionar igual entretenimento. A multidão vaiou de decepção e sequer ouviu o gerente anunciar o nome do artista. O ambiente transformou-se. De excitação para frustração.

O artista substituto fez o melhor que pôde. Quando terminou, nada mais havia do que um incômodo silêncio. Ninguém aplaudiu.

De repente, de uma sacada, se levanta um pequeno menino e grita: – Papai, eu acho você maravilhoso! A multidão aplaudiu intensamente. Todos nós temos necessidade de ter pessoas em nossas vidas que estejam dispostas a se levantar de vez em quando e dizer: – Eu acho você maravilhoso!


Publicidade