A Gratidão!

156
Publicidade
RAUL VALLERINE

Seja agradecido pelo que você tem e acabará tendo mais. Se você se concentrar no que você não tem, nunca terá o suficiente.

(Oprah Winfrey)

Quando você se permite sentir gratidão, uma intensa transformação acontece na sua vida. Por exemplo, você sabia que as pessoas que têm o hábito da gratidão são mais felizes?

Agora gostaria de te fazer uma pergunta: Você se lembra da última vez em que se sentiu ou demonstrou gratidão? Ou em que começou o dia agradecendo por algo?

Vale destacar aqui que a gratidão tem uma poderosa aliada: A gentileza. Quando a gratidão está ligada a gentileza, nos tornamos mais humanos e conseguimos nos conectar a outras pessoas. Isso foi uma das conclusões de um importante estudo sobre a gratidão.

A habilidade de sentir e expressar a gratidão são aspectos vitais para a saúde emocional e mental das pessoas.

Publicidade

Podemos dizer que pessoas que praticam o hábito da gratidão são mais felizes. Qual é a relação da gratidão com a felicidade?

Estudos apontaram que a gratidão contribui para que as pessoas reconheçam o que possuem de bom ao seu redor.

Por mostrar o quão prazeroso é valorizar mais o que se possui, a gratidão faz com que as pessoas gratas alimentem menos a ansiedade por aquilo que não tem ou por aquilo que desejam ter.

Nesse sentido, ser uma pessoa grata é uma virtude que também nos ajuda a exercitar atitudes mais positivas, seja em nossa vida cotidiana ou em nosso trabalho, pois cultivamos o bom humor e a paciência necessária para manter relacionamentos saudáveis e felizes.

Provavelmente você já se pegou fazendo essa pergunta em algum momento da sua vida. Acredite: todos nós temos razões para agradecer e motivos para ser gratos.

Mas, como devemos começar a exercer e sentir gratidão? Pegue um papel, uma caneta e comece fazendo uma lista. Já parou para pensar em tudo de bom que você tem na sua vida?

Sua família, amigos, saúde, trabalho, um lar, seus talentos, suas conquistas e feitos. Coloque nessa lista tudo aquilo que for positivo na sua vida e todos esses fatores positivos já serão bons motivos para agradecer.

Um exercício tão simples quanto à lista já te ajudará a reconhecer as coisas boas que lhe acontecem e que são dignas de gratidão. Faça isso diariamente e você a sua gratidão começar a aflorar.

Com o passar do tempo você perceberá a sensação de que você tem muito mais do que o necessário para viver e assim, você reconhecerá todos os dias um novo motivo para ser e sentir gratidão.

É importante dizer que a gratidão é contagiante. Você pode começar este exercício só e logo verá que seus amigos, familiares e até colegas de trabalho também estarão contagiados pela energia que a gratidão reflete.

Se houver uma pessoa perto de nós que esteja de mau humor, precisamos ter paciência, sorrir, ser gentil e agradecer em nosso interior por esse momento, pois desta forma, conseguiremos perceber o quanto é importante não absorver energia negativa.

Você sabia que dar um sorriso a alguém é uma forma de gratidão? É simples, ao cruzar com uma pessoa, sorria e pense: Como sou grato por você ter cruzado meu caminho. Pronto, agradecemos.

Fazer um elogio sincero a alguém que admiramos, acompanhado de gratidão por aquela pessoa fazer parte de algum momento, de algum ensinamento ou mesmo pela companhia, pode ser uma experiência muito interessante.

É preciso saber demonstrar alegria e agradecer quando recebemos um elogio de alguém, por mais simples que seja. Agradecer é o mesmo que dizer a essa pessoa, que ela nos proporcionou um momento feliz.

Espero que este conteúdo contribua de maneira poderosa para que você descubra os benefícios de sentir a gratidão.

Publicidade