A foto diferente

433
Publicidade





Diferente, devido à posição dos jogadores na foto. Geralmente, os atacantes ficam na posição agachada e, nesta, aparecem todos em pé. E a defesa está agachada, fugindo do, digamos, padrão deste tipo de fotografia. Fotos que, aliás, ninguém mais publica. Era uma prática que fazia com que os torcedores e admirados do futebol pudessem conhecer de fato os jogadores.

Foi numa partida amistosa em Lavras (Minas Gerais), no dia 09 de junho de 1957. O alvinegro estava aguardando o começo do Campeonato Paulista daquele ano e aproveitou para ajustar a equipe em alguns amistosos pelo país.

Vitória tranquila do “Peixe”, na ocasião, comando pelo treinador Lula contra o Fabril. O Santos totalizou 7, com gols de Pelé (4), Dorval (2) e Álvaro. A equipe adversária registrou 2 gols, marcados pelos jogadores Severo e Alfredo.

Em pé, portanto, podemos ver: Dorval, Pelé, Jair Rosa Pinto, Pepe e Álvaro. Agachados: Ivan, Laércio, Hélvio, Brauner, Urubatão e Fioti.

Publicidade

Era a segunda partida de Laércio no Santos. O jogador havia sido transferido do Palmeiras para o clube. Grandes recordações, histórias do futebol.

NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade


Publicidade