A formiga e a folha!





Quer vencer os desafios? – confie em Deus! Quer ser bom no que faz? – Pratique! Quer alcançar o objetivo? – Jamais desista! Quer crescer? – tenha raízes. Quer ver resultados? Persevere. Quer ser feliz? – esqueça o passado! Quer falar bem? – Escute melhor. Quer aprender? -Persista em ler. Quer realização pessoal? – Sirva! Quer fazer diferença? – Pague o preço. Aqueles que nada fazem e esperam algum tipo de vitória estão enganados! A vitória é dos que lutam, dos que agem, dos que “saem do porto”. A vitória é dos que se arriscam para alcançar o alto da montanha.

A formiga e a folha!

Na minha caminhada diária pude observar algumas formigas, num parque perto de casa, que todas seguiam numa mesma rota carregando folhas maiores que elas mesmas.

Mas seguiam firme em direção ao formigueiro que descobri poucos passo adiante, o que para elas deveria representar uma grande viagem. De repente percebo que uma delas está com uma folha exageradamente grande nas costas.

Deveria ser pelo menos vinte vezes maior que ela, e seu esforço era notado a distância. Fiquei ali imaginando o orgulho dessa formiga presunçosa, carregando aquela folha gigantesca e como ela deveria estar ansiosa em mostrar a formiga rainha como ela era forte, como ela era capaz, quem sabe até ganharia uma promoção.

Enquanto a fila de formigas seguia em direção ao formigueiro, essa formiga girava em volta de si mesma, sem conseguir sair do lugar, seu esforço era tão grande que mal avançava um passo, voltava dois para trás.

Estava tão cega, tão entretida na sua luta de carregar aquele mundão nas costas que nem percebeu que todas as formigas largaram as folhas para escapar do pé de um menino que vinha correndo atrás de uma bola.

As formigas escaparam por pouco, mas nossa amiguinha não teve a mesma sorte e morreu esmagada, agarrada à sua folha gigante.

Assim como a formiga, nós seres humanos inteligentes e sensíveis, de vez e quando queremos carregar mais coisas em nossas costas do que podemos suportar.

Os problemas dos outros, as dores do mundo e a ganância de querer sempre mais, de ser mais e melhor. Quando acordamos para a realidade estamos esmagados pelo peso de nossa insensatez.

Cuide mais de você. O dia passa, as pessoas passam, o tempo passa, mas você fica. Você será a sua eterna companhia.

Todos podem até fugir de você, mas você não pode fugir desse encontro com você mesma, com a sua paz interior, com a sua felicidade. Por amor a você, carregue apenas a sua mala e de preferência, o mais vazia possível!

Como Atingir a Autoconfiança!

O primeiro passo é: – Goste de si mesmo. Gostar de si mesmo é o mais importante ingrediente da autoconfiança. Pessoas que se amam são alegres e otimistas, sentem-se bem consigo mesmas, e os outros gostam de estar com elas.

O segundo passo: – Escolha seus pensamentos. Você é a soma total dos seus pensamentos; e a diferença entre um otimista e um pessimista está no que cada um escolhe como centro do pensamento. Em todos os momentos, você tem a liberdade de escolher que pensamentos vai conservar e quais vai dispensar.

Por isso, toda vez que se sentir deprimido, desanimado ou pessimista, mude a direção de seu trem de pensamentos imediatamente. É simples: diga não aos pensamentos negativos e procure outros que possam criar um estado de otimismo e alegria.

O terceiro passo para a autoconfiança é: – Observe as pessoas confiantes. Tente descobrir como elas conseguiram, observe suas características, preste atenção ao modo como falam e se comportam. Procure-as, ouça-as, imite-as.

O quarto passo é: – Escolha as influências. Você sabe que está exposto a influências e opiniões de todos os tipos e isso é algo que não se pode evitar. O importante é estar consciente do que o influencia e saber a quais influências quer se expor.

Inunde sua mente com ideias e pensamentos mais animadores e positivos que puder encontrar. Comece a cortar e filtrar pontos de vistas negativos e pessimistas que ouvir. Desenvolva imunidade ao pessimismo, de modo a não absorvê-lo.

E, finalmente o quinto passo para a autoconfiança: cuidado com as comparações. A maneira mais rápida de acabar com a autoconfiança é comparar-se a pessoas erradas. Por isso, não coloque ninguém num pedestal.

Não se ache inferior a ninguém. Esqueça as comparações e escolha alguém apenas para servir de modelo, uma pessoa que tenha qualidades e características que você admira e que poderá ensinar a você alguma coisa.