94 anos de Progresso





No próximo dia 30, sábado, o jornal O Progresso completa 94 anos de fundação, mantendo-se entre alguns dos veículos de comunicação mais antigos do país. Para marcar a data, especialmente nos anos recentes, temos levado alguma surpresa ao leitor, e não será diferente em 2016.

Em 2014, apresentamos uma edição especial de “O Progresso em Revista”, com a pauta toda efetivada a partir dos 30 anos de colunismo social de Jorge Rizek no jornal, além da própria trajetória dele como promotor de cultura, turismo, lazer e eventos.

No ano passado, outra edição especial foi concretizada. Também vinculada ao trabalho de Rizek, dessa vez, “O Progresso em Revista” apresentou todos os aspectos que compõem a realização do grande evento social – senão o maior – que é o casamento.

A partir da experiência de Rizek, compôs-se uma série de reportagens partindo da própria história dos enlaces formais, seguindo pelas produções contemporâneas – “megas” e pequenas -, as diversas cerimônias religiosas, a formalidade em cartório, os vestidos de noiva, os registros de imagem, a trilha sonora, a gastronomia, os presentes, os chás e despedidas, os cabelos e maquiagens e, até, a lua de mel.

O resultado foi, realmente, um guia prático, útil a quem se prepara para o casamento – porém, não menos interessante ao público em geral, dado o volume de informações, as histórias inusitadas e, claro, o romantismo!

Neste ano, a parceria com Rizek repete-se, contudo, abordando outra área na qual ele também atua com farta experiência: o turismo. Porém, com foco não apenas sobre os pontos locais de visitação.

A proposta é apresentar um guia amplo, que tanto pode servir de fonte para turistas, quanto interessar aos próprios tatuianos. Assim, a publicação também conterá todas as empresas e prestadores de serviços das áreas de gastronomia, hotelaria, festas, eventos e doces caseiros.

Com acesso gratuito pela internet, na qual estará disponível por meio de “O Progresso Digital”, a publicação é pensada para ser utilizada ao longo de um ano, considerando-se a programação de eventos anuais a ser divulgada.

A versão impressa, no formato de gibi – até para facilitar o manuseio -, chegará aos leitores em agosto, tal como a todos os anunciantes, pontos de maior circulação de pessoas e ao Conselho de Turismo, que poderá utilizá-la como material de divulgação da “Cidade Ternura”.

Com reportagens assinadas pela jornalista Deise Juliana de Oliveira Voigt, diagramação e projeto gráfico de Erivelton de Morais e arte-final de anúncios de Altair Vieira de Camargo, o guia turístico e gastronômico “Tatuí Cidade Ternura” ainda terá circulação ampliada, justamente para a distribuição gratuita pelo município.

Por sua vez, embora não seja novidade – pelo contrário, mantendo tradição de décadas -, o jornal prepara outra publicação tradicional: a edição comemorativa de aniversário da cidade, celebrado dia 11 de agosto, com reportagens especiais e as mensagens alusivas à data.

Em 2016, o especial terá tema específico: “Testemunhas da história”, composto a partir de pessoas da chamada terceira idade, as quais, por suas experiências de vida, têm muito a relatar sobre Tatuí. Mais esse presente chegará aos leitores já no dia 7 de agosto.

Claro, seria muito mais fácil não fazer nada, não produzir, não criar novidades – até porque a crise serve bem às desculpas de quem, supostamente, “não tem condições” de nada, seja a participação em um trabalho que busca evidenciar sua cidade, seja um sacrificiozinho a mais para mandar menos funcionários embora…

Sim, a crise é desculpa para tudo, mas, também, oportunidade para se observar quem edifica a cidade e quem apenas a suga, quem planta e quem só quer colher.

Todos dizem querer uma cidade melhor, reconhecida em suas virtudes – inclusive, em seu potencial turístico. Contudo, para tanto, é preciso agir por Tatuí. Claro, plantar dá mais trabalho, mas, certamente, também garante muito mais frutos e satisfação!