80% não têm conhecimento sobre projetos sociais locais





Enquete realizada pelo jornal O Progresso ao longo da semana revela que maioria dos leitores do bissemanário não tem conhecimento sobre projetos sociais desenvolvidos na cidade. Conforme o resultado, 80% dos participantes respondeu não conhecer ações realizadas por entidades no município.

A pesquisa virtual apontou que, dos leitores, 20% disseram não ter conhecimentos a respeito do assunto. A pergunta levada “ao ar” na tarde de sábado da semana passada, dia 18, tem como base campanha intensificada pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

Trata-se do “Imposto Solidário”, que visa arrecadar doações de pessoas físicas. Até o fim deste mês, quinta-feira, 30, o órgão informou que contribuintes podem doar para entidades até 3% do imposto devido na declaração do ano base 2014.

As doações são depositadas no FMDCA (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e distribuídas a entidades locais com projetos aprovados.

Criada em 2005, a enquete virtual tem como objetivo mensurar a opinião dos leitores do bissemanário a respeito de temas de relevância. Semanalmente, o jornal publica uma pergunta em “O Progresso Digital”, acessível em www.oprogressodetatui.com.br.

No portal, assinantes e não assinantes dos veículos impresso e digital de O Progresso podem participar. Após a votação, os leitores têm acesso ao resultado parcial. O final é divulgado, semanalmente, sempre nos finais de semana.

Para esta semana, a enquete terá como tema a segurança. Na sexta-feira passada, dia 17, o Corpo de Bombeiros atendeu ocorrência de incêndio registrada em condomínio residencial. As chamas que começaram em um dos apartamentos do quarto andar provocaram danos em mais quatro imóveis.

Em entrevista, o comandante do Corpo de Bombeiros de Tatuí, primeiro-tenente Paulo Vinicius dos Reis, declarou que o número de casos não aumentou em Tatuí. Conforme ele, os incêndios ganharam mais visibilidade, uma vez que ocorreram em residências e imóveis comerciais na área central.

Reis também disse que, de modo geral, a população local – e a do país – não está preparada para agir em situação de emergência, incêndio ou outras situações. Por esse motivo, o jornal questiona: “Você saberia como agir em caso de incêndio?”.

A pergunta pode ser respondida com “sim, pois tenho conhecimentos básicos” ou “não, porque não sei o que deve ser feito” até a tarde da próxima sexta-feira, 1o de maio. O resultado será divulgado na edição do dia 3 do mesmo mês.