62 atrações devem compor desfile cívico

    Rede municipal de ensino desfilará com o tema: “Tatuí - Uma Cidade do Coração”

    1146
    Vários eventos estão programados para comemorar os 193 anos de Tatuí (foto: AI Prefeitura)
    Publicidade
    Siltec

    Sessenta e duas atrações devem compor o desfile cívico em comemoração aos 193 anos da Cidade Ternura. A parada é promovida neste domingo, 11, a partir das 9h, pela prefeitura, por meio das secretarias de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude e da Educação.

    O desfile, que prevê contar com quase 7.000 participantes, será dividido entre agremiações militares, unidades educacionais, clubes de serviços, associações e, no encerramento, com grupos de cavaleiros, totalizando quatro horas de duração.

    O desfile terá início com o Hino a Tatuí, seguido pela ala dos militares, com a presença da Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Banda Regimental da Guarda Civil Municipal.

    Em seguida, desfilarão a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), a educação infantil municipal, a Escola Ternura, o Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí), a Associação Conservadores de Tatuí, o Centro Social Arte pela Vida, o Cosc, o Lar Donato Flores e o Cordão dos Bichos.

    As unidades escolares da rede municipal desfilarão apresentando o tema: “Tatuí – Uma Cidade do Coração”. A proposta foi definida por membros do Departamento de Cultura com os professores das escolas municipais no início de julho, antes do recesso no período letivo.

    Publicidade
    Siltec

    De acordo com o secretário do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, depois cada secretaria, departamento e entidade se encarregaram de desenvolver reuniões e ideias a serem apresentadas ao público.

    “O desfile vem para mostrar a visão dos alunos e agremiações. Durante a apresentação, de forma criativa, eles poderão mostrar o que faz de Tatuí uma cidade do coração. O município está em um momento muito positivo, então, acho que o tema vai ser bastante abrangente”, destacou o secretário.

    Sinisgalli ainda ressaltou que o tema busca valorizar a palavra “ternura”, que também é um dos títulos do município. “Tatuí é conhecida por Cidade Ternura, porque as pessoas aqui costumam ser bastante hospitaleiras, permitindo que cada vez mais turistas se encantem pelas belezas artísticas e culturais do município. É isso que queremos valorizar”, completou.

    A Emef “Professor Alan Alves de Araújo” abre o desfile das escolas; em seguida, seguem as Emefs “Professor Accácio Vieira de Camargo”, “Eugênio Santos”, “Professor José Galvão Sobrinho”, “Professora Eunice Pereira de Camargo”, “Professora Magaly Azambuja de Toledo” e “Professora Maria da Conceição Oliveira Marcondes”.

    A parada continua com as Emefs “Professor Firmo Antônio de Camargo Del Fiol”, “Professora Maria Helena Machado”, “Professor Mauro Antônio Mendes Fiusa”, “João Florêncio” e Nebam (Núcleo de Educação Básica Municipal) “Ayrton Senna da Silva”.

    Também participação as Emefs “Professora Maria Eli da Silva Camargo”, “Professora Sarah de Campos Vieira dos Santos”, “Professor José Tomás Borges”, “Paulinho Ribeiro”, “Professora Lígia Vieira de Camargo Del Fiol” e “Professora Teresinha Vieira de Camargo Barros”.

    Os clubes de serviços, escolas particulares e associações desfilarão após as escolas municipais.  O terceiro bloco será aberto pelos estudantes do Conservatório, que neste ano voltam a desfilar no aniversário da cidade.

    “Já fazia alguns anos que o CT não participava do desfile cívico, então, entramos em contato e convidamos eles. Não faz sentido não contar com a participação da maior escola de música. Além disso, a unidade é o nosso maior bem cultural”, enfatizou Sinisgalli.

    Os alunos das escolinhas do Departamento de Esporte entram na rua 11 de Agosto após o CT. Em seguida, vão a equipe Duas Rodas MTB Tatuí, a Etec “Sales Gomes”, Lions Clube, Rotary Club de Tatuí, Rotary Club Cidade Ternura, Interact Club de Tatuí, Rotaract Club de Tatuí e o Centro Educacional Sesi.

    Ainda no terceiro bloco, desfilarão o Grupo Escoteiros Goyotin, 3º Grupo de Escoteiro Tupancy, Colégio Objetivo, Fundação Educacional “Manoel Guedes”, Senai, Colégio Cenep, Faculdade Santa Bárbara, Clube Aventureiros e Clube de Desbravadores (Igreja Adventista do Sétimo Dia).

    O quarto bloco será aberto pela Academia Ronin de Artes Marciais e segue com a Associação Atlética XI de Agosto, Associação Esporte Clube Judô Pires, Clube de Campo de Tatuí, Moto Clube Tatus do Asfalto e Stilo Rua.

    O encerramento do desfile ficará a cargo do Centro de Treinamento Fire Horse, Associação de Cavaleiros e Muladeiros de Tatuí, Amigos Rancho Oliveira, demais cavaleiros e charreteiros.

    Sinisgalli conta que todo o percurso foi programado. Segundo ele, desde o início da gestão da prefeita Maria José Vieira de Camargo, uma equipe do Departamento de Cultura tem acompanhado o desfile cívico e cronometrado o tempo de cada atração, visando “dinamizar” o desfile.

    “Logo no início, colocamos as crianças, idosos e pessoas com deficiência de mobilidade; depois, a gente com os adolescentes e adultos. Cada agremiação tem seu horário de chegada para não ficar esperando muito e, assim, podermos dar mais ritmo ao desfile também”, acrescentou o secretário.

    Programação

    Sinisgalli afirma que o desfile é a atração mais esperada das festividades de aniversário, contudo, antecipa que as atrações não param por aí. A programação vai até o final do mês de agosto com atividades culturais e esportivas.

    A festividade de aniversário seria aberta na sexta-feira, 9, às 19h (após o fechamento desta edição, às 17h), com o “Show de Aniversário”, na praça Antônio Prado, a Concha Acústica. A organização previa apresentações de dez artistas regionais e da dupla sertaneja Antony & Gabriel.

    Também na sexta-feira, 9, às 19h, na Praça da Matriz, aconteceria o “4° Festival de Movimentos Urbanos de Tatuí”, o #MOVIMENTA4, com mais de 40 grupos de dança, de sete cidades da região.

    No sábado, 10, a programação começa com atividades esportivas, e a Associação Atlética XI de Agosto participa de mais uma rodada da LDP (Liga Desportiva Paulista de Basquete), em quatro jogos.

    As partidas acontecem às 9h, entre Tatuí e Tietê, pela categoria sub-15; às 10h30, entre Tatuí e Capão Bonito, pela sub-13; às 12h, entre Tatuí e Capão Bonito, pela sub-17; e às 14h30, entre Tatuí e Araçoiaba da Serra, pela sub-20.

    Também neste sábado, das 9h às 16h, o ginásio da Apae de Tatuí sedia o Bazar Solidário MMartan. No mesmo dia, acontece o projeto “Música na Praça”, com apresentação do grupo Seresteiros com Ternura, na Praça da Matriz, às 11h.

    Às 19h, no Salão “Villa-Lobos”, do Conservatório, acontece recital de canto lírico com a soprano Rosângela Dória. E às 20h, no teatro “Procópio Ferreira”, é realizado o “Concerto de Gala”, com a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, sob a regência de Edson Beltrami, para comemorar os 65 anos da instituição e o 193º aniversário de Tatuí.

    Dois bailes encerram a programação de sábado. Em deles, a Associação Atlética XI de Agosto comemora 90 anos de fundação da entidade com o show da Big Band Sam Jazz, a partir das 22h.

    Já no Clube de Campo, às 22h, terá início o “Dancidade”, com o Grupo Zuae. Em seguida, a dupla Ivan & Anderson apresenta repertório com música sertaneja. O encerramento é com show da Banda Live by Night.

    No domingo, 11, após o desfile cívico, o Aeroclube de Tatuí realizará o evento “Domingo no Aeroclube”, com entrada gratuita. Haverá voos panorâmicos de planador, aeromodelismo, saltos duplos de paraquedas, visitação ao simulador de voo, personagens infantis, shows ao vivo, área kids e praça de alimentação.

    Ainda no domingo, das 8h às 12h, o Centro Hípico de Tatuí realizará o “Warmup para o Eco Biker”. E, às 19h, o Salão “Villa-Lobos”, do Conservatório, receberá recital de canto lírico da soprano Morgana Mincatto Kurmann.

    As exposições artísticas também fazem parte da programação. Ao longo de todo o mês de agosto, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” exibe, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, a exposição “Cenografia do Conservatório de Tatuí”, de Jaime Pinheiro.

    No Centro Cultural de Tatuí, segue aberta, até o dia 25, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 19h às 21h, a exposição de fotos figurativas “Mulheres Heroínas Negras”, produzida pelo NAF (Núcleo Afro Feminino de Tatuí).

    Já o Hotel Del Fiol sedia, até o dia 15, das 9h às 22h, a exposição “Terra de Paulo Setúbal”, do artista plástico Mingo Jacob (reportagem nesta edição).

    O Sesi também está com uma agenda especial, até o dia 30, com a exposição “Plínio Marcos – 80 Anos”, aberta ao público de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 20h, e aos sábados e domingos, das 9h às 17h.

    Publicidade
    Siltec