61% priorizam dinheiro como forma de pagar frente í  cenário





O dinheiro é a forma de pagamento que está sendo priorizada pelos leitores do jornal O Progresso no cenário atual da economia brasileira. Pelo menos é o que aponta a enquete virtual promovida pelo bissemanário em “O Progresso Digital” (www.oprogressodetatui.com.br).

Recurso criado em 2005, a pesquisa está aberta à participação de leitores assinantes e não assinantes dos veículos impresso e digital. Aberta na tarde de sábado, 1o, ela recebeu votos dos leitores por, quase uma semana, tendo encerramento na manhã de sexta-feira, 7.

A enquete é promovida semanalmente com objetivo de mensurar a opinião dos leitores a respeito de temas de interesse geral ou polêmicos. Os assuntos são abordados com base em reportagens produzidas pelo bissemanário, como a que trouxe entrevista com a presidente da ACE (Associação Comercial e Empresarial), de Tatuí, Lucia Bonini Favorito, publicada no dia 2.

Segunda mulher a ocupar o comando da entidade, desde sua fundação, Lucia destacou que o comércio está mudando para manter os, aproximadamente, 6.000 empregos. Ela comentou que os empresários estão investindo na crise (por meio de reformas) e recalculando a estrutura que possuem.

Ela também comentou sobre a taxa de inadimplência dos consumidores registrada pelo comércio. Na cidade, ela gira em torno de 4% sobre o volume comercializado, tendo relação com o tipo de pagamento usado pelos tatuianos.

Com base nisso, o jornal perguntou: “Qual a forma de pagamento você está priorizando por conta da situação financeira do país?”. A resposta “dinheiro” recebeu o maior número de votos, 61%. Outros 38% dos participantes responderam que utilizam “cartões de crédito/débito” e apenas 1% optou por “cheque especial”.

Nesta edição, o jornal O Progresso abordará um assunto especial: o turismo. O tema é ponto de partida de caderno especial publicado neste domingo, 9, em comemoração aos 189 anos do município e cedido como presente aos leitores.

Ele contém reportagens especiais – uma delas assinada pela jornalista Deise Juliana Voigt – que retratam o esforço de autoridades – mais precisamente de Jorge Rizek – para a consolidação de Tatuí como roteiro turístico. Também apresenta números que endossam a proposta, em textos ilustrados por imagens cedidas pelos fotógrafos Evandro Ananias e Kazuo Watanabe.

Nesse mesmo “clima”, o jornal pergunta: “Você acredita que Tatuí possa se transformar em estância turística?”. As respostas são: “sim” e “não” e podem ser escolhidas a partir da tarde deste sábado, 8, com votação até a tarde do dia 14. O resultado será divulgado na edição impressa do próximo dia 16.