60 anos do Conservatório com ênfase nas madeiras





Divulgação

O músico Edson Beltrami é uma das atrações do evento

 

O IV Encontro Internacional de Madeiras de Orquestra, um dos dez eventos internacionais agendados neste ano para celebrar os 60 anos do Conservatório de Tatuí, será realizado de 7 a 10 de maio, com uma característica “especial”.

A ênfase do evento está voltada a ex-alunos, formados pela instituição, e hoje consagrados nacional e internacionalmente. Ele é realizado por meio da Secretaria de Estado da Cultura e do governo de São Paulo.

Entre os artistas convidados, estão quatro ex-alunos que se destacam internacionalmente. O flautista, compositor e regente Edson Beltrami, que se formou na instituição e por mais de 20 anos foi professor, maestro e coordenador no Conservatório, é um dos artistas confirmados.

Atual flautista solo da Orquestra Filarmônica Bachiana de São Paulo, Beltrami já atuou como professor, regente e compositor em algumas das mais importantes instituições de ensino do mundo, bem como atuou como solista em orquestras importantes em diversos países.

Outros dois ex-alunos confirmados são Tadeu Coelho, flauta, e Benjamin Coelho, fagote. Irmãos, filhos de José Coelho de Almeida (ex-diretor do Conservatório), ambos são radicados nos Estados Unidos, onde atuam como instrumentistas e professores universitários.

O ex-aluno Thiago Nagel, atual clarinete solista da Orquestra Sinfônica Brasileira, também participará do evento.

Além destes, também participarão: Michel de Paula (piccolo), Alexandre Ficarelli (oboé), Giuliano Rosas (clarinete), Joelson Menezes (requinta), Felipe Destéfano (fagote), além do luthier Daniel Tamborin e palestrante maestro Dario Sotelo.

De acordo com o coordenador do evento, Otávio Blóes, o Encontro de Madeiras de Orquestra foi organizado como “uma forma de presentear o Conservatório de Tatuí pelos seus 60 anos”.

“Decidimos presentear nosso aniversariante com um ‘retrato’, que soa um tanto quanto familiar: será o reencontro com alguns de seus filhos que, debaixo do orgulho ‘materno ou paterno’, brilham pelo mundo afora como grandes artistas da atualidade”, afirmou ele.

Os especialmente convidados são todos especialistas nos instrumentos denominados de “madeiras de orquestra”: flauta, oboé, clarinete e fagote.

Os artistas, além de darem aulas técnicas aos participantes inscritos, serão destaques em recitais e concertos, abertos a qualquer interessado e que serão realizados durante o evento.

Na quarta-feira, 7, às 20h30, a abertura especial será no teatro “Procópio Ferreira”, com concerto da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Na ocasião, sob regência de Dario Sotelo, atuam como solistas: Joelson Menezes, requinta; Giuliano Rosas, clarinete; e Tadeu Coelho, flauta.

Na quinta-feira, 8, às 19h, haverá recital no Salão Villa-Lobos, apresentado pela Camera Corelli, sob regência de Giovani Briguente e solos de Edson Beltrami.

Na mesma quinta-feira, 8, porém às 20h30, no teatro “Procópio Ferreira”, o flautista Tadeu Coelho e a pianista Míriam Braga apresentam-se em recital.

No dia 9, às 20h30, no teatro “Procópio Ferreira”, as atrações serão Thiago Nagel, Edson Beltrami e Cristiane Blóes, que fazem recital de clarinete, flauta e piano.

O encerramento contará com duas apresentações no sábado, 10. Às 18h, haverá recital de clarinete e piano por Giuliano Rosas e Cristiane Blóes e, às 20h30, no teatro “Procópio Ferreira”, concerto de encerramento com a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, sob regência de João Maurício Galindo, tendo como solistas Alexandre Ficarelli (oboé) e Felipe Destéfano (fagote).