47% acreditam que ‘call center’ ajudará Saúde, aponta enquete

A maioria dos participantes de enquete realizada por O Progresso acredita que a implantação de um “call center” deve ajudar “muito” na redução do número de faltas em consultas e exames do SUS (Sistema Único de Saúde).

De acordo com levantamento realizado entre os dias 16 e 22, 47% dos participantes se demonstraram confiantes na medida anunciada pelo secretário municipal da Saúde, Jerônimo Fernando Dias Simão.

Para o gestor, uma central de ligações tende a ajudar os usuários da rede pública municipal a se lembrarem das consultas e exames marcados, evitando “desperdício” de vagas e aumentando e economia.

Outros 31% dos participantes da enquete disseram acreditar que a medida irá ajudar “razoavelmente” na redução do número de faltas. A minoria, de 22%, mostrou-se descrente e afirmou que implantação do call center não ajudará “em nada”.

Nesta semana, o bissemanário propõe nova discussão, desta vez sobre a exposição “Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira”, promovida pelo banco Santander em um museu de Porto Alegre. A mostra reuniu obras de 85 artistas, entre eles, Alfredo Volpi e Cândido Portinari.

A Câmara Municipal de Tatuí aprovou, na sessão de terça-feira, 19, moção de repúdio ao banco espanhol. Segundo documento assinado pelo presidente Luís Donizetti Vaz Júnior (PSDB), a exposição representa conteúdo “ofensivo, imoralidade, blasfêmia, apologia à pedofilia, apologia à zoofilia, total desrespeito às religiões cristãs, ou seja, intolerância religiosa”.

O promotor de justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre, Júlio Almeida, que realizou vistoria pessoal na exposição, afirmou à imprensa não ter visto teor de pedofilia nas obras.

Diante da questão, O Progresso apresenta a pergunta: “Você concorda que o Estado imponha censura à arte, ainda que polêmica?”.

As respostas são “sim” e “não”, as quais estão disponíveis a partir deste sábado, 23, em “O Progresso Digital”, acessível em www.oprogressodetatui.com.br. A enquete será encerrada na sexta-feira, 29. No domingo, 1º de outubro, o bissemanário divulgará o resultado.