3ª Semana de Performance terá seis apresentações em cinco dias

Evento realizado pelo CDMCC tem atividades voltadas aos alunos

385
Evento terá duração de uma semana e com participação de Grupo de Performance Histórica (foto)
Publicidade

O Conservatório de Tatuí realiza entre esta segunda-feira, 22, e a sexta-feira, 26, a 3ª Semana de Performance Histórica. O evento conta com diversas atividades voltadas a todos os alunos da escola e seis recitais no auditório da unidade 2. As seis apresentações musicais são abertas ao público e com entrada franca.

A Semana de Performance Histórica reunirá conteúdos diferenciados apresentados por professores do Conservatório de Tatuí. “Os nossos professores têm um potencial muito grande a ser explorado”, observou por meio de nota enviada pela assessoria de comunicação da instituição, Débora Ribeiro.

A coordenadora da área de performance histórica e responsável pela programação ressaltou que a semana é “uma oportunidade de troca de informações e convivência entre um grupo maior de professores e alunos”. “O aluno de flauta doce, por exemplo, poderá saber mais sobre um alaúde ou uma viola da gamba, da mesma forma que saberá mais sobre o seu próprio instrumento”.

A área contempla flauta doce, cravo, fortepiano, cordas dedilhadas históricas (alaúde, teorba e guitarra barroca), violino barroco, viola barroca, violoncelo barroco e viola de gamba.

A primeira atividade, nesta segunda, às 15h, é uma masterclass com o professor Juliano Buosi. Às 18h, o mesmo professor apresentará a palestra “Audição comentada: Le Bourgeois Gentilhomme, Comedie-Ballet de J.B.Lully et Molière (produção de 2005 do grupo Poème Harmonique, pelo selo Alfa)”.

Publicidade

Nesta terça-feira, às 20h, o professor Fúlvio Ferrari apresenta a palestra “A performance historicamente informada: uma introdução”, no teatro “Procópio Ferreira”.

“Trata-se de uma palestra que o Fúlvio apresentou recentemente na Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, tendo uma repercussão muito positiva”, acrescentou a coordenadora e responsável pela programação.

No dia 24, quarta-feira, às 18h, a professora Selma Marino ministrará a palestra “A flauta doce: instrumento milenar”. A professora Dagma Eid fará a palestra “Sistema alfabeto para cordas dedilhadas” às 14h da quinta-feira, dia 25.

Já na sexta-feira, dia 26, às 15h, o professor João Guilherme Figueiredo falará sobre “O repertório de Telemann para a viola da gamba”.

Recitais gratuitos

A série de seis apresentações terá início nesta terça, às 10h, com o Grupo de Performance Histórica Jovem do Conservatório de Tatuí. Coordenado por Débora Ribeiro, o conjunto apresentará recital didático sobre renascimento e barroco.

Também às 10h, na quarta-feira, 24, apresenta-se o Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí, coordenado por Selma Marino. No mesmo dia, às 14h, haverá recital didático “Repertório camerístico com cravo”, por Maria Eugênia Sacco e alunos.

Na quinta-feira, 25, às 18h, haverá recital com alunos da professora Dagma Eid. No dia 26, sexta-feira, às 10h, apresentam-se alunos das professoras Selma Marino e Débora Ribeiro.

O encerramento da 3ª Semana de Performance Histórica será às 18h, com apresentação do Ensemble de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí. O grupo tem coordenação de João Guilherme Figueiredo.

Publicidade