Arquivo o Progresso
Evento atraiu público diversificado em anos anteriores
O Departamento Municipal de Cultura e Desenvolvimento Turístico publicou, nesta semana, portaria regulamento geral para a 3ª “Festa do Doce de Tatuí”. O evento é organizado por representantes do setor que compõem a chamada comissão organizadora, e neste ano será realizado nos dias 10, 11 e 12 de julho.
A comissão é presidida pelo diretor do departamento, Jorge Rizek, e constituída por funcionários públicos municipais. Além das datas, ela definiu na portaria o período de inscrições para que expositores possam ocupar estandes.
Criado em 2013, o evento tem como objetivos buscar o empreendedorismo dos produtores de doces e promover a cidade, turisticamente, como a “Terra dos Doces”.
Durante os três dias de realização, os visitantes têm oportunidade de encontrar “todas as guloseimas gastronômicas em um único evento”. Por essa razão, a comissão organizadora destaca que a festa aumenta o “fluxo turístico” e, como consequência, traz “mais divisas” para o município, em função do volume de vendas de doces caseiros que é registrado a cada nova edição.
Doceiros e doceiras artesanais e industriais com estabelecimentos comerciais abertos ao público ou não podem se inscrever. A única exigência é que eles estejam comprovadamente instalados e sejam provenientes do município.
Os interessados podem se inscrever até o dia 15 deste mês, no Centro Cultural Municipal. O endereço é a praça Martinho Guedes (Santa), 12, no centro. No local, é preciso preencher ficha e apresentar uma lista de documentos.
No ato da inscrição, para efetivação, são exigidas entrega de duas fotos impressas do estabelecimento (fachada e área interna); três fotografias impressas de produtos; cópias de documentos pessoais do proprietário (RG e CPF); comprovante de endereço do estabelecimento; cópia do CNJP (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica); e do CLI (Certificado de Licença Integrado).
Conforme o regulamento, o expositor admitido não poderá trocar o seu estande sem autorização prévia da organização. A comissão não divulgou o número total de estantes. Informou, apenas, que têm preferência participantes das edições anteriores da festa, realizadas em 2013 e 2014 na Praça da Matriz.
Nos três dias, o evento terá 12 horas de duração, com início às 10h e término às 22h. Neste ano, o Fundo Social de Solidariedade deverá lançar um livro de receitas.
O projeto foi anunciado pela primeira-dama e presidente da entidade, Ana Paula Cury Fiuza Coelho, em janeiro deste ano. Ele deve ser apresentado ao público, oficialmente, na abertura da festa.
Em 2013, a entidade participou do evento com estande comandado por professoras dos cursos de culinária. No ano passado, montou um espaço no qual comercializou produtos e promoveu oficina de “cupcake” voltada às crianças. Este ano, a intenção é manter as vendas de doces, mas incluir o livro e suvenir.
A proposta do livro surgiu em 2014 a partir de interesse manifestado pelo público que compareceu ao evento. Durante a feira, Ana Paula contou que os consumidores manifestaram interesse em adquirir apostilas dos cursos de culinária. O Fundo havia disponibilizado os materiais como forma de divulgação.
“Nós não podemos comercializar as apostilas, porque não é esse o intuito do Fundo Social. Então, pensamos que poderíamos lançar um livro com as receitas, para que as pessoas possam ter acesso aos conteúdos”, comentou.
Além de receitas tradicionais, a entidade quer agregar duas seções especiais ao livro. A primeira é destinada aos doces sem glúten; a segunda, aos sem lactose. As receitas começaram a ser selecionadas no mês de fevereiro. Juntamente com o livro, Ana Paula pretende colocar à venda modelos de aventais.