3 pescadores faturam prêmios em competição que reuniu 22

 

Três pescadores praticamente “monopolizaram” uma das competições consideradas mais divertidas do município. Solange S. Dias, Kenzo Nogami e Doureni R. Conceição faturaram premiações entregues para os vencedores de sete categorias em disputa no Campeonato de Pesca “Cesário Vieira de Camargo”.

O evento aconteceu na tarde de sábado, 4, sendo precedido por um temporal. Conforme a organização, a chuva não atrapalhou, mas “abençoou” os competidores.

Ao todo, a edição 2017 do torneio registrou a participação de 22 pescadores inscritos. Uma parte dos competidores preencheu ficha de inscrições nos dias que antecederam o evento; os demais, garantiram presença no próprio dia da “peleja”.

De modo a atender ao máximo de pessoas, a organização recebeu inscrições em dois locais. Desde a metade do mês passado, distribuiu fichas para pescadores na Central de Rádio, à rua Capitão Lisboa, 1.080, no centro, e no local da competição, o Pesqueiro Ellun, no Santuário Nossa Senhora de Fátima.

As disputas tiveram início às 14h, seguindo até às 17h. Elas envolveram pescadores de diversas faixas etárias e sexo. Neste ano, as mulheres “dominaram a cena”. Duas delas faturaram quatro dos sete prêmios, entregues por Luiz Carlos Teixeira – responsável pela elaboração do regulamento – e pelo proprietário do pesqueiro parceiro da iniciativa, José Nivaldo Miranda.

Solange conquistou três brindes de uma só vez ao pescar uma tilápia de 41 centímetros. O peixe pesou 1,430 quilo, rendendo à pescadora prêmios na categoria “primeiro peixe fisgado”, “maior peixe” e o “peixe mais pesado” da edição.

Quem também faturou três prêmios de uma só vez foi Nogami. O adolescente de 15 anos venceu nas categorias “pescador mais jovem”, “maior quantidade de peixes” e levou para a casa o troféu de “menor peixe pescado”.

Nogami surpreendeu os competidores. Ele fisgou quatro tilápias, de 1,210 quilo, 1,160 quilo, 1,300 quilo e 1,390 quilo. Uma delas de 37 centímetros, o menor tamanho.

Já Doureni recebeu prêmio de “pescadora mais velha”. A “atleta” de 75 anos obteve da organização o troféu “Luis Bicudo”, falecido em dezembro de 2016, pescador e pai de Helinho, jogador da Associação Atlética XI de Agosto.

“Como todos os familiares, de uma forma geral, incentivam a prática da pesca, por causa do Luis, a organização decidiu prestar essa homenagem a ele”, contou Teixeira.