23 mil pneus sem uso são descartados no 1º semestre no municí­pio

476
Publicidade
Siltec





AC Prefeitura

Pneus inservíveis podem ser levados para descarte no Ecoponto

 

De janeiro a julho deste ano o Departamento Municipal do Meio Ambiente coletou 23.124 pneus, que foram encaminhados para destinação correta na semana passada. A informação é da assessoria de comunicação da Prefeitura.

O trabalho é fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura e a Reciclanip (Associação dos Produtores de Pneus). A Reciclanip é uma iniciativa da indústria nacional de pneus.

Publicidade
Siltec

Em nota, a Prefeitura destacou que o “pneu demora até 600 anos para se decompor no meio ambiente e é extremamente prejudicial à saúde, já que contém derivados do petróleo”. Também citou que, quando descartado em local errado, ele causa poluição e colabora para o assoreamento em córregos e rios. Por conta da poluição, ele pode gerar, ainda, a morte de animais.

O diretor municipal de Meio Ambiente, José Vicente Alamino, enfatizou por meio da assessoria que “pneus inservíveis são aqueles que não servem mais para uso”.

“Esses materiais precisam ser descartados para que não haja desequilíbrio ecológico e ambiental. Vale ressaltar, ainda, que os pneus esquecidos e abandonados em quintais servem como foco de acúmulo de água e, consequentemente, para proliferação do mosquito transmissor da dengue”, advertiu.

A população pode levar pneus inservíveis para o descarte correto no Ecoponto, que, em Tatuí, funciona no mesmo prédio da Cooreta (Cooperativa de Reciclagem de Tatuí), na rua Luis de Camargo Barros, 127, na vila Cesp. Além de pneus, o ecoponto do município é utilizado para descarte de materiais, como: lâmpadas, pilhas, baterias, eletrônicos e eletrodomésticos.

O número de pneus reciclados pelo departamento é considerado “excelente” e, conforme a Prefeitura, pôde ser contabilizado por conta da “reorganização no setor de coleta”. O Executivo destacou que o trabalho inclui, ainda, aquisição de veículos (três novos caminhões apresentados nesse ano).

Também são realizadas campanhas de sensibilização e conscientização sobre os dias e horários de coleta. A agenda completa está disponível no site oficial do município, pelo endereço: www.tatui.sp.gov.br/servicos/coleta-lixo.


Publicidade
Siltec