1º Simpósio de Saúde da Apae trata de prevenção de doenças

Evento na ‘Sales Gomes’ terá palestras e apresentações culturais

254
Eduardo Poiani organiza primeiro evento sobre saúde realizado pela Apae (foto:  Diléa Silva)
Publicidade

A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Tatuí promove neste sábado, 27, das 8h às 17h, o 1º Simpósio de Saúde. O encontro acontecerá na Etec (Escola Técnica) “Sales Gomes”, com o tema “Diagnóstico e Intervenção” e deve contar com palestras e apresentações culturais.

De acordo com Eduardo Poiani, fisioterapeuta da entidade e organizador do evento, o simpósio será voltado para profissionais da área da saúde, assistência social, educação e demais interessados com entrada gratuita.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail apaesecretaria@fasternet.com.br, ou pelo telefone 3251-4171. O ingresso será um quilo de alimento não perecível.

A programação começa, às 8h, com credenciamento e café da manhã. Às 8h30, haverá a abertura solene, seguida de apresentação cultural dos alunos da Apae, às 9h. Na sequência, a partir das 9h30, terá início o circuito de palestras.

A primeira conferência abordará o tema “Paralisia Cerebral, uma nova visão”. O assunto ficará a cargo da fisioterapeuta Bárbara Maria Pádua Fleury. A profissional é especializada em reabilitação infantil pela Unicamp (Universidade de Campinas), atua como supervisora de estágio de neurologia infantil na Unip (Universidade Paulista), de Sorocaba, e integra quadro docente de pós-graduação em reabilitação neuroinstitucional no Instituto Privilege.

Publicidade

Em seguida, às 10h30, a geneticista Rachel Sayuri Honjo falará sobre “Erros Inatos do Metabolismo e as Mucopolissacaridoses”. Rachel é graduada em medicina pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), doutora pela USP (Universidade de São Paulo) e geneticista do Instituto da Criança do HCFMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP).

Encerrando a primeira parte do encontro, às 11h30, serão apresentados os serviços, programas e projetos desenvolvidos pela Apae de Tatuí. Às 12h30, haverá intervalo de almoço.

A programação retorna às 14h com a palestra “Transtorno do Espectro Autista Diagnóstico e Intervenção”, com Gregory Lawrence Pinto. O profissional é graduado em medicina pela Unimar (Universidade de Marília) e especialista em psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria.

Às 15h, a terapeuta ocupacional Maria Beatriz Grillo falará sobre o tema “Desenvolvimento Sensorial: Exploração, Modulação e Falhas”. Maria possui pós-graduação em saúde mental e supervisora de projetos da Apae de São Roque.

O evento será encerrado, às 16h, com entrega de certificados e sorteio de prêmios aos participantes.

“Temos o objetivo de levar conhecimento sobre a prevenção e a reabilitação, além de mobilizar toda rede de atuação de Tatuí e região. Quando as pessoas são orientadas sobre estes temas, podemos contar com melhor tratamento e geramos mais economia para o município”, comentou Poiani.

Além disso, o fisioterapeuta destaca que, com o encontro, a entidade quer apresentar à sociedade os projetos realizados pela unidade e “os benefícios que a associação pode oferecer ao público direto e indireto”. A expectativa é reunir 150 pessoas.

O evento ainda acontece em celebração ao “Setembro Verde”, dedicado a dar visibilidade à inclusão social da pessoa com deficiência. A campanha é inspirada pelo dia 21 de setembro, considerado, desde 1982, como o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.

Publicidade