1ª Festa da Primavera será em setembro no Lar Donato Flores





Divulgação

Presidente da Litac abordou as atrações que integrarão a programação da 1ª Festa da Primavera

 

A Litac (Liga Tatuiana de Assistência a Cancerosos), a Santa Casa de Misericórdia de Tatuí e o HAC (Hospital Amaral Carvalho), de Jaú, preparam-se para a “1a Festa da Primavera”, promovida em prol das três entidades, que acontecerá no final de semana dos dias 14 e 15 de setembro.

A festa conta com apoio da Prefeitura e será realizada no Lar “Donato Flores”, à rua Vicente Cardoso, 1.591, bairro Sabesp.

No sábado, a programação começa no centro da cidade, com um “desfile” rumo ao Lar. Participarão os associados do Antigomobilismo Clube de Tatuí e clubes de motos. O trajeto ainda não foi definido.

Na festa, apresentações musicais estão previstas para recepcionar os participantes do desfile. Entre as atrações, a dupla Aruan e Tigre. A programação começa ao meio-dia, com entrada franca.

A crianças terão a opção de brincar no parque de diversão e haverá comercialização de comes e bebes em nove barracas, organizadas por entidades e clubes de serviço da cidade, como Rotary, Lions, Maçonaria e Litac.

“Terá pizza, churrasquinho, lanche do pernil, ‘hot dog’. Comida não vai faltar. E eu vou estar no meio da bagunça”, disse a presidente da Litac, Gilda Bertanha.

Outras 20 barracas de artesanato, que integram a tradicional “Feirinha do Artesanato” da cidade, também estarão presentes.

O público ainda poderá conferir pouso de paraquedas e voo de balão, realizados por escolas de Boituva, a “capital nacional do paraquedismo”, durante a programação.

“Queremos animar Tatuí, fazer uma agitação, que a cidade se envolva com a festa”, expressou a presidente.

O momento principal da festa será no domingo, quando haverá leilão de gado e sorteio de dez prêmios.

A Febec (Federação Brasileira de Entidades de Combate ao Câncer), que realiza circuito de leilões, promoverá o comércio de gados doados para o evento. “Já temos algumas cabeças, mas continuamos recebendo mais”, contou Gilda.

Um primeiro leilão já tinha sido realizado pela Litac a fim de angariar fundos para a entidade havia dois anos. Tendo rendido “bom resultado”, a atração foi integrada à festa.

O sorteio começa às 16h do domingo. Entre as dez prendas, há notebooks, televisões, videogame, tablets, smarthphones, bicicleta e um carro.

Os vencedores receberão os prêmios na semana seguinte ao sorteio, dia 21. O local e horário serão divulgados durante a festa.

Para concorrer, é necessário comprar o cupom, vendido a R$ 10. Estão sendo comercializados 10 mil cupons. Em Tatuí, um ponto fixo é a casa de Gilda, localizada na rua Cornélio Vieira de Camargo, 49, centro.

Os cupons também estão sendo vendidos nas cidades da região, entre as quais, Cerquilho, Cesário Lange, Quadra e Pereiras.

Parte dos vendedores é formada por beneficiados pelo trabalho da Litac. A entidade, que atende a 112 pessoas, tem gasto mensal de até R$ 16 mil com medicações.

Como fonte de renda, a Litac conta com o bazar, que supre 70% das despesas, além das doações e cem associados.

“Essa festa é para suprir o ano, não deixar faltar nada para os pacientes”, afirmou Gilda.

Todo o dinheiro arrecadado será dividido entre as três instituições, que se uniram por terem o objetivo de atender à população da cidade. “Fizemos questão de trabalhar juntos”.

A organização começou há três meses, tendo a ideia partido de pessoas que ajudam a Litac. “Ela (a festa) está nascendo. Se a coisa engrenar, a gente continua”, adiantou Gilda.

Em 14 de julho de 2013, a Litac completou 27 anos de atividade em Tatuí. Gilda é uma das fundadoras e está na presidência há 13 anos.

No primeiro semestre, recebeu o título de entidade pública estadual, oficializada pela lei 15.017, de 14 de maio, no DOE (“Diário Oficial”) do Estado.