16 postos de saúde locais realizam ação para a atualização de vacinas





A Secretaria Municipal de Saúde realiza em Tatuí campanha de multivacinação. A ação teve início na segunda-feira, 19, e segue até a próxima sexta-feira, 30.

Conforme informou a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Marilu Aparecida Rodrigues da Costa, ela envolve mais de cem profissionais. A campanha consiste na aplicação de todas as imunizações que integram o calendário vacinal, contando com o “Dia D” neste sábado, 24.

“A vacinação está acontecendo em todos os postos de saúde do município e é voltada a crianças e adolescentes”, informou a coordenadora. As aplicações são feitas nas unidades básicas de saúde da zona rural e urbana, das 8h às 17h.

Nos dias da campanha, pais ou responsáveis pelas crianças e adolescentes devem levá-los às unidades para aplicação de doses faltantes. Para ter acesso a elas, é necessária a apresentação da caderneta para atualização.

“Essa campanha serve para que as pessoas coloquem suas vacinas em dia. Então, crianças e adolescentes que não conseguiram se imunizar dentro do calendário terão a chance de fazê-lo agora”, afirmou a coordenadora.

Marilu explicou que o governo está promovendo a campanha para “compensar ausências” no envio de lotes. “Houve muita falta de doses ao longo do ano nas campanhas fixas. De 400 por mês, por exemplo, nós recebíamos 200. Como muitas pessoas não voltaram, ficaram sem tomá-las”, disse.

De acordo com a coordenadora, mesmo não enviando o lote completo, o governo não deixou o município desguarnecido. Marilu informou que a Prefeitura recebeu as doses em outras datas. Entretanto, algumas crianças e adolescentes que não retornaram aos postos ficaram com “uma lacuna” nas cadernetas.

A campanha de multivacinação contempla 13 tipos de vacinas que protegem contra 18 doenças. Menores de 5 anos, crianças com 9 anos e adolescentes de 10 a 15 anos devem ser levados aos postos.

As doses disponibilizadas à população são de: BCG, que protege contra a tuberculose; rotavírus, contra um dos principais agentes causadores de diarreia; poliomielite, contra a paralisia infantil; e pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenza tipo B (Hib).

Também são aplicadas vacinas: pneumocócica conjugada 10-valente; meningocócica conjugada C; trivalente, contra sarampo, caxumba e rubéola; além das vacinas contra febre amarela, gripe, varicela, hepatite A e a vacina contra o HPV, que previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais.

Conforme reforçou a coordenadora, os pais ou responsáveis devem levar a caderneta de vacinação das crianças e jovens para conferência das doses em atraso

Se o documento foi perdido ou extraviado, a recomendação é procurar o mesmo posto no qual a criança foi vacinada anteriormente, para acesso ao arquivo.

Em Tatuí, as vacinas são aplicadas em 12 UBSs da zona urbana e quatro da zona rural. As mesmas unidades estarão abertas neste sábado para o Dia D, que não tem evento na Praça da Matriz. “Como são muitas as vacinas, fazer uma ação no centro da cidade se tornaria inviável”, argumentou a coordenadora da VE.

Nos postos do município, as equipes trabalharão na conferência das cadernetas e na atualização da vacinação da população-alvo. O objetivo é melhorar a cobertura vacinal, garantindo a imunização das crianças e adolescentes.

No total, o governo do Estado distribuirá 5,9 milhões de doses às cidades paulistas. Os lotes contabilizam os quantitativos destinados à multivacinação e à imunização de rotina prevista para o mês de setembro.