Mutirões de emprego em Tatuí garantem 300 pessoas admitidas

Pasta do setor econômico também realiza palestras sobre empregabilidade

Novos mutirões estão previstos para este ano (Foto: AC Prefeitura)
Da redação

Ao longo do ano passado, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo, Trabalho e Inovação realizou três mutirões de emprego em Tatuí, responsáveis por inserir mais de 300 pessoas no mercado de trabalho. A iniciativa também está prevista para acontecer neste ano.

A pasta também realizou palestras sobre empregabilidade em escolas de ensino médio e o 1º Emprega Fatec, iniciativa que visa aproximar estudantes e egressos de empresas da região.

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, “o fortalecimento do ambiente empreendedor também foi prioridade”. Em 2025, foram registradas 2.598 novas empresas abertas no município, com destaque para os 1.912 microempreendedores individuais (MEIs), além de microempresas, empresas de pequeno porte e outros formatos jurídicos.

A equipe técnica da secretaria realizou mais de cem visitas presenciais a empresas, além de diversas reuniões com empresários, somando mais de 1.300 atendimentos diretos.

O trabalho de aproximação com o setor produtivo incluiu, ainda, participação em eventos regionais, como a Expo Boituva 2025 – Indústria & Emprego, e reuniões institucionais com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado de São Paulo.

A qualificação da mão de obra foi outro eixo estratégico, de acordo com a assessoria. Por meio de parcerias com instituições como Senai, Sebrae e governo do estado, além de outras iniciativas, foram ofertados mais de 85 cursos de capacitação, que resultaram em mais de 1.610 pessoas formadas ao longo do ano.

O Centro de Formação Profissional de Tatuí, em parceria com o Senai, promoveu 17 cursos, enquanto o Sebrae realizou mais de 60 capacitações presenciais e online, voltadas ao fortalecimento dos pequenos negócios e da gestão empreendedora.

Ao longo de 2025, a prefeitura ampliou a atuação por meio da adesão a programas do estado voltados ao desenvolvimento econômico e à empregabilidade.

O município passou a integrar o programa estadual de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas Locais – Programa SP Produz, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado, que tem como objetivo fortalecer cadeias produtivas locais, estimular a organização de setores econômicos estratégicos e promover o desenvolvimento regional, contribuindo para a redução das desigualdades entre as regiões paulistas.

Tatuí também aderiu ao programa Trampolim, ferramenta estadual que conecta a população ao mercado de trabalho ao integrar ações de inclusão produtiva, qualificação profissional, mapeamento de habilidades e competências, preparação para o emprego e intermediação de mão de obra em uma única plataforma, “ampliando as oportunidades para trabalhadores e empregadores do município”.

“Em 2025, a secretaria também consolidou avanços na ampliação de serviços públicos. O Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal, inaugurado em agosto, realizou mais de 600 atendimentos, facilitando o acesso da população a serviços federais sem a necessidade de deslocamento para outros municípios”, comenta a prefeitura.

Ao longo do ano, foram contabilizados 31.267 atendimentos em serviços como PAT, Procon, seguro-desemprego, Sebrae, Banco do Povo, CDHU e atendimento a empresas, “demonstrando a abrangência das ações e o fortalecimento da rede de apoio ao trabalhador, ao empreendedor e às famílias tatuianas”.

Por meio do Banco do Povo, foram realizados 752 atendimentos, com 25 operações de crédito aprovadas, totalizando R$ 429.604 em recursos liberados, “contribuindo diretamente para o fortalecimento de pequenos negócios e a geração de renda no município”, diz a assessoria da prefeitura.

“As ações integradas ao longo do ano consolidaram Tatuí como referência regional em políticas públicas voltadas ao crescimento econômico e à inclusão produtiva”, acrescenta.

“O desenvolvimento econômico que promovemos em Tatuí tem como foco central as pessoas. Em 2025, criamos oportunidades reais de trabalho, apoiamos quem empreende e aproximamos o poder público das necessidades do setor produtivo, sempre com planejamento, diálogo e responsabilidade”, declarou o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior.

A assessoria também cita que um dos principais destaques de 2025 foi a geração de 3.425 novos postos de trabalho (até novembro), número que representa crescimento de 76% em relação a 2024.

Em dois meses do ano (agosto e setembro), Tatuí figurou entre as 50 cidades que mais geraram empregos, em números absolutos, no estado de São Paulo, além de conquistar o primeiro lugar na região metropolitana de Sorocaba (RMS) em números proporcionais. Os setores da indústria e de serviços lideraram as contratações.

“Com resultados expressivos, a retrospectiva de 2025 evidencia o papel estratégico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo, Trabalho e Inovação na construção de uma Tatuí mais dinâmica, competitiva e preparada para os desafios dos próximos anos”, declara a assessoria de comunicação.

O número de vagas de emprego em Tatuí, por meio da secretaria, até novembro de 2025, teve um balanço “altamente positivo”. “Ano marcado pela expressiva geração de empregos, pelo fortalecimento do ambiente de negócios e pela ampliação dos serviços ofertados à população”, finaliza.