Mutirão oftalmológico atenderá mais de 1.970 alunos da rede de ensinode Tatuí

Alunos passarão por exames oftalmológicos em três escolas da região sul de Tatuí (Foto: AI Prefeitura)
Diléa Silva

A prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria da Educaçãoe de uma emenda parlamentar do deputado federal Vitor Lippi, em parceria com o Instituto Renovatio, iniciou na sexta-feira da semana passada, 17, o Projeto “Ver + Educa”.

Ao todo, serão contemplados 1.971 alunos da região sul da cidade, matriculados nas Emef’s “Prof.ª Magaly Azambuja de Toledo”, “Prof. Paulinho Ribeiro” e “Prof. Alan Alves de Araújo”.

O estudante passará por exames oftalmológicos com a finalidade de identificar patologias da visão, depois será encaminhado para o atendimento com o especialista e, caso seja necessário, receberá gratuitamente os óculos, em até 30 dias.

“Além de contribuir com a saúde visual das crianças e adolescentes, estamos auxiliando no processo de ensino e aprendizagem desses alunos e, consequentemente, reduzindo as chances de abandono escolar”, destacou a secretária municipal da Educação, Elisângela da Costa Rosa Cecílio.

O “Ver + Educa” também colabora com a redução do número de pessoas com problemas de visão na fila de atendimento do serviço público de saúde; previne diagnósticos tardios relacionados à saúde visual da população, bem como o agravamento de doenças oculares; e, ainda, elabora o mapeamento do perfil social do público atendido, sendoumimportante instrumento para apoiar políticas públicas.

Além de Tatuí, mais nove municípios da RMS (Região Metropolitana de Sorocaba) recebem este projeto: Sorocaba, Votorantim, Salto de Pirapora, Boituva, Sarapuí, Itu, Capela do Alto, Araçoiaba da Serra e Piedade.