Nesta quinta-feira, 15, às 19h, o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da prefeitura, promoverá a palestra “Um Musicólogo num Museu: A Teoria, a Realidade e a Prática”, ministrada por Adriano Nogueira.
A palestra, que será gratuita, terá como público-alvo estudantes a partir de 16 anos, amadores ou profissionais com interesse nas áreas de música, museologia e história da arte.
Com duração de aproximadamente 50 minutos, o evento tem objetivo de apresentar ao público “questões fundamentais relacionadas com o estudo científico na área de música, proporcionando um conhecimento mais aprofundado acerca das origens históricas da disciplina acadêmica e as perspectivas atuais das ciências musicais”.
A partir da teoria e da experiência obtida na curadoria do ciclo de concertos “Músicas do Acervo: Compositores Portugueses e seus Contemporâneos”, no Museu Nacional da Música de Portugal, serão caracterizadas as principais competências de um musicólogo em um acervo de partituras.
O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na praça Manoel Guedes, 98, centro. Mais informações pelo telefone: (15) 3251-4969.
Adriano Nogueira
Mestre em ciências da educação e licenciado em “Ciências Musicais – Musicologia e Etnomusicologia” pela Universidade Nova de Lisboa (Nova), “com os mais altos louvores acadêmicos”, conforme divulgado pela assessoria de comunicação da prefeitura.
Iniciou os estudos pianísticos no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, de Tatuí, nas classes de Zoraide Mazzulli Nunes, Miriam Braga, Cristiane Blóes, Carlos Roberto Moraes e Solange Aparecida Coelho.
Na Europa, estudou piano com Anne Kaasa (Noruega) e Alexei Eremine (Rússia), e aperfeiçoou-se em masterclasses e cursos de verão de Artur Pizarro (Portugal), Eldar Nebolsin (Alemanha), António Narejos (Espanha) e Mikahil Kazakevitch (UK/Rússia), entre outros.
Em Portugal, “desenvolve intensa atividade pedagógica, que vem resultando na excelente classificação de seus alunos em concursos e exames internacionais, como o Trinity College of London e a ABRSM (Associated Board of the Royal Schools of Music), maior órgão de educação musical do Reino Unido”, segue a assessoria.
Em Lisboa, é professor de piano e disciplinas teóricas do Instituto de Música de Lisboa, da Crescendo e da Academia de Música de Telheiras. É curador do ciclo de concertos “Músicas do Acervo: Compositores Portugueses e seus Contemporâneos”, no Museu Nacional da Música de Portugal, que está na terceira edição.