Música ‘voltará’ í s praças nos próximos meses, diz Sinisgalli

 

As praças da região central da cidade voltarão a ter a música como um chamariz de frequentadores. A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude anunciou que o projeto Música na Praça deve voltar à ativa “nos próximos meses”.

Segundo o secretário Cassiano Sinisgalli, a pasta realizou, no início do mês, uma pesquisa na Praça da Matriz. Durante o levantamento foi perguntado aos jovens frequentadores os ritmos musicais preferidos. A ideia do órgão e do Departamento Municipal da Juventude é que as atrações musicais sejam apresentadas aos sábados.

“A pesquisa foi feita em parceria com voluntários para sabermos o que os jovens gostariam de ter nas praças. Esse diagnóstico será usado futuramente na nossa programação cultural”, afirmou.

Sinisgalli adiantou que as atrações culturais que serão oferecidas na cidade não se resumirão a música, mas poderão abranger outras artes, como o teatro e a dança. A pasta está realizando um cadastro de artistas para a realização de eventos futuros e “traçar o perfil cultural da cidade”.

“A gente quer ocupar as praças com musicais, queremos voltar com a música. Estamos tentando viabilizar uma parceria com o Conservatório de Tatuí e tudo indica que vai dar certo o projeto e em breve anunciaremos novidades”, declarou.

O secretário não afirmou se o Música na Praça vai ou não se estender às praças dos bairros de Tatuí. Segundo ele, pode ser que outras praças da região central, como a da Martinho Guedes (Santa) e Manoel Guedes, onde está instalado o MHPS (Museu Histórico “Paulo Setúbal”), recebam atrações aos finais de semana.

Sobre o MHPS, Sinisgalli adiantou que o nome do novo coordenador do equipamento cultural será anunciado nas próximas semanas. Ele pedirá ao futuro titular do museu “novas ações” para atrair um número maior de visitantes.

“Queremos dar um movimento maior não só ao museu, mas a praça no entorno. Vamos fazer um projeto junto com o coordenador de possíveis ações para o local”, disse.

A secretaria deve preparar uma agenda mensal de eventos. O calendário com os principais acontecimentos culturais e esportivos será divulgado na imprensa, pela internet e nas redes sociais.

Segundo Sinisgalli, o estabelecimento de um calendário é importante para que os eventos tenham maior público e ajude a população a se programar.

“É importante para a cultura, para o esporte e, principalmente, para o turismo. Precisamos de uma agenda mensal e até anual para que os visitantes se preparem para vir à cidade. Queremos dar acesso à população sobre todas as nossas ações”, afirmou.

CEU das Artes

O CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” retomou as atividades no dia 6 de janeiro. Foram iniciadas as aulas de teatro, dança gaúcha, aulas “fitness”, capoeira, boxe e as atividades do ginásio poliesportivo.

Sinisgalli afirmou que no início do mês se reuniu com a coordenação, voluntários e frequentadores do CEU. Durante o encontro, foi tratada a possibilidade de novas atividades esportivas e culturais no espaço.

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude deve indicar dois servidores para colaborar na administração do CEU. Os nomes devem ser apresentados nos próximos dias.

“A Priscila (Simões) continua como coordenadora. O mandato dela segue até maio. Nós vamos indicar uma pessoa para a parte de cultura e outra para o esporte para ajudá-la. Queremos esses dois elementos na gestão para fazer um trabalho de equipe”, contou.