O Projeto Música na Praça, promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, com apoio do Conservatório de Tatuí, da Abaçaí Cultura e Arte, da Padaria Onze e da Coop (Cooperativa do Consumo), recebe neste sábado, 25, a partir das 11h, na Praça da Matriz, o Núcleo Assistencial Joanna de Angelis, de Botucatu.
O Núcleo consiste em uma escola particular e filantrópica, mantida pelo Centro Espírita “O Caminho da Verdade”, que oferece vagas da pré-escola ao 9º ano do ensino fundamental em período integral.
No período da tarde, acontece o ensino formal e, de manhã, a escola promove atividades extras, como esporte, robótica, xadrez, dança, teatro e música, por meio do projeto “Musicalizando”.
Essa iniciativa musical atende a cerca de 200 crianças, com atividades de musicalização infantil, teoria musical, música de câmera, piano erudito, coral juvenil, orquestra de sopros e com o Grupo de Choro, que estará se apresentando neste sábado em Tatuí.
O projeto se apresenta regularmente na cidade de Botucatu e, durante seus 18 anos de existência, já realizou apresentações em várias cidades do estado de São Paulo e até mesmo em outros estados.
Para se manter, o projeto conta com doações e subvenções do poder público, de pessoas físicas, jurídicas e cantores como Leny Andrade, Tânia Alves, Benito di Paula e Décio Cardoso.
Neste sábado, a apresentação do Projeto Música na Praça acontece no mesmo instante em que ocorre a terceira edição do Dia Mundial do Brincar, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, das 9h às 13h.
“O evento proporcionará uma interação entre as crianças e seus familiares, resgatando brincadeiras e o convívio entre gerações, em uma época em que as brincadeiras estão caindo no esquecimento, em virtude dos brinquedos e aparelhos eletrônicos”, conforme divulgado pela assessoria de comunicação da prefeitura.