Neste sábado, 25, às 11h, o projeto Música na Praça, ação cultural da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, da Prefeitura, recebe, na praça da Matriz, a Confraria do Cavaco, sob a coordenação de Marcelo Cândido.
Para o repertório, o grupo, integrado por Marcelo Cândido (violão 7 cordas), David Baptista (cavaco 5 cordas), Giovani Felizate (cavaco 4 cordas) e Ribeka Suzuki (pandeiro), tem a participação dos franceses Jean Pierre Martin e Didier Aubry, que estão realizando turismo na Capital da Música.
Além dos franceses, a Confraria do Cavaco também recebe músicos de quatro outras nacionalidades: o peruano Vinnie Ray, no clarinete; a japonesa Aika Shimada, no sax alto; o chileno Patrício Cardenas, no sax tenor; e o argentino Frederico Mosca, na percussão.
Eles irão apresentar uma prévia do novo trabalho da Confraria, o “Cavaco na Gafieira”.
O grupo se formou devido “à vontade de explorar as possibilidades do cavaquinho, um instrumento tradicionalmente conhecido como de acompanhamento e que, no show, é apresentado como solista e elemento importante na música brasileira”.
O projeto Música na Praça é uma ação colaborativa entre a Prefeitura e o Conservatório, com apoio cultural da Coop – Cooperativa de Consumo, para a apresentação dos agrupamentos musicais e cantores da cidade e da região, com o objetivo de “valorizar o bem cultural de expansão internacional que é a música”.
A retomada do projeto em 2017 recebeu 34 agrupamentos musicais – do erudito ao popular -, que se apresentaram no coreto da Praça da Matriz com cerca de 600 músicos, sendo acompanhados por público estimado em 18,5 mil pessoas.