O projeto “Música na Praça”, ação cultural da Prefeitura, apresenta neste sábado, 24, às 11h, na Praça da Matriz, mais um convidado. Trata-se da Corporação Musical União Porto-Felicense, regida pelo maestro Ricardo Ghiraldi.
Tradicional banda do interior paulista, a corporação foi fundada no dia 13 de março de 1898, na cidade de Porto Feliz, como uma associação sem fins lucrativos. Atualmente, tem “personalidade jurídica própria com sede e foro em Porto Feliz”.
O apogeu da Banda União foi nas décadas de 1930 e 1940, quando ela tinha o apoio da Societé de Sucréries Brésiliennes, empresa francesa que administrava a usina de açúcar (antigo engenho central) da cidade de origem dela.
Neste período, a banda teve um de seus maestros mais celebrados: Edmundo Cacciacarro, cuja obra, defendem alguns historiadores, tem contribuição histórica e artística similar ou superior à do compositor norte-americano John Philip Sousa. O estrangeiro é tido como “maior compositor de marchas do mundo”.
O ano de 1998 foi o do centenário da Banda União. Diversas cerimônias foram realizadas em celebração à data, dentre as quais um grande festival de bandas, a restauração dos antigos livros de atas da corporação e a publicação de um livro intitulado “O Livro da Banda – Histórias e Memórias da Corporação Musical União Porto-Felicense 1898-1998”.
Esta última, porém, não foi completada devido à ausência de recursos (o projeto da publicação do livro devidamente atualizado foi retomado pela atual diretoria).
Em 2013, ano de seu 115º aniversário, a Banda União participou do Prêmio Funarte de Apoio às Bandas de Música, da Fundação Nacional das Artes, que teve abrangência nacional.
Com o objetivo de se renovar, a banda oferece iniciação musical e, oportunamente, encaminhamento para centros especializados em ensino de música como conservatórios e universidades. Berço de alguns dos maiores nomes da história da música em Porto Feliz, a Banda União é representante legítima da verdadeira música porto-felicense.
O “Música na Praça” é uma ação realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude. Desde que teve início em abril deste ano, o projeto tem proporcionado ao público acesso a repertório variado, que vai do erudito ao popular, executado por vários grupos.
Neste ano, o projeto já recebeu a Big Band, a Banda Sinfônica Jovem, o Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí, a Orquestra Bravo, a Banda Jovem da Associação Pró-Arte, a Banda Fours Stages, o Readrisax, o Grupo Seresteiros com Ternura, a cantora Evelyse Almeida, a Orquestra de Viola Caipira de Conchas e a Banda Municipal de Itapetininga “Maestro Edil Lisboa”.