Música na Praça de Tatuí tem edição com torneio de cururu

Cultura raiz é apresentada com homenagem a Noel Matias

Evento tem premiação aos vencedores (Foto: AI Prefeitura)
Da redação

Neste sábado, 17, às 10h, a Praça da Matriz de Tatuí se transforma em palco de mais uma edição do tradicional Projeto Música na Praça, promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer.

A atração é o Torneio de Cururu “Noel Matias”, “uma verdadeira festa da música de raiz que resgata memórias afetivas e reforça o cururu como patrimônio imaterial do interior paulista”, conforme apontado pela assessoria de comunicação do Executivo.

“Com rimas afiadas, versos improvisados e o som inconfundível da viola caipira, o cururu é uma das manifestações mais autênticas da cultura popular brasileira”, segue a assessoria.

Idealizado por Luiz Benedito Garcia e realizado pelos cururueiros de Tatuí, o torneio homenageia Noel Matias, mestre cururueiro que marcou a história musical da cidade.

Também será lembrado o saudoso Hélio Beijo-Frio, radialista e incentivador da cultura caipira, “que levou o cururu às ondas do rádio, ajudando a eternizar essa arte”.

A realização do evento é possível graças ao Edital de Apoio a Exposições, Festivais, Festas Populares, Feiras e Espetáculos da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura), uma iniciativa da Secretaria de Cultura de Tatuí, em parceria com o Ministério da Cultura e o governo federal.

O torneio será disputado por quatro duplas de cantadores, acompanhadas por violeiros, em formato eliminatório. As duplas se enfrentam em duelos rimados, sendo que as duas melhores avançam para a final, na qual será definida a campeã.

A premiação é de R$ 600 para o primeiro lugar e R$ 450 para o segundo, além dos certificados de participação.

As duplas participantes são: de Tatuí, João Zarias e Lino Jacinto, com o violeiro Claudinho Keler; Gabriel Pereira e Rubens Véio, com o violeiro Dorival Gregório e Dito Leiteiro e Josué Domingues (que também será o violeiro); e de Cesário Lange, Hélio Sucegan e Zezão Neto, com o violeiro Jaime.

A escolha da dupla vencedora será feita por uma comissão de especialistas da área cultural: Luana Muzzille (produtora cultural), Jaime Pinheiro (cenógrafo e artista plástico) e Zeca Collares (músico e cancioneiro popular).

Com entrada gratuita e aberto à população, o Torneio de Cururu “Noel Matias” é “mais que uma competição: é um encontro de memórias e afetos, que fortalece o orgulho pelas tradições tatuianas e presta homenagem a todos que mantêm viva a alma do interior com sua poesia, música e paixão pela cultura popular”, conclui a assessoria do Executivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui