O Conservatório de Tatuí traz programação cultural variada nos próximos dias, quando realiza a 58ª Semana da Música. Peça teatral, concertos de música clássica e popular, recital de canto lírico e mostra de musicalização infantil estão entre as atrações, todas com entrada gratuita.
Neste sábado, 17, a soprano Cristiane Hashizume apresenta recital de formatura do curso de aperfeiçoamento em canto lírico. O programa traz as músicas norte-americanas “Cabaret Songs” (William Bolcom e Arnold Weinstein) e “12 Poems of Emily Dickinson” (Aaron Copland e Emily Dickson).
“Trata-se de um repertório altamente relevante de canto lírico e muito pouco executado, por ser de grande dificuldade técnica”, comenta a professora Cristine Bello Guse.
No mesmo dia, às 18h, a Cia. de Teatro do Conservatório apresenta “Senhora dos Afogados”, baseada na obra de Nelson Rodrigues. “Um crime cometido no passado muda o destino de toda a família Drummond. Anos depois, a verdade vem à tona, trazendo ainda mais tormentos”, conforme divulgado pela produção. A direção é de Rogério Vianna e a classificação, indicada para maiores de 18 anos.
Neste domingo, 18, a Banda Sinfônica do Conservatório faz concerto no teatro “Procópio Ferreira” às 11h. Sob regência do maestro convidado Wagner Polistchuk, o grupo apresenta “Suíte Sinfônica” (Clifton Williams), “A Divina Comédia” (Robert W. Smith) e “Concerto para Trombone e Banda” (Nikilai Rimsky-Korsakov), com solo do trombonista Eduardo Machado.
Na segunda-feira, 19, às 14h, músicos e amantes do chorinho têm o “Encontro com Sizão Machado”, contrabaixista consagrado no mundo da música popular brasileira. O músico fará um bate-papo no Salão “Villa-Lobos”.
No mesmo dia, às 14h30, o Grupo de Percussão do Conservatório leva ritmos variados para o Centro de Artes e Esportes Unificados, o CEU das Artes.
Sob a coordenação de Luís Marcos Caldana, os músicos tocarão “Interplay para Percussão” (Garwood Waley), “Double Trouble” (John Williams), “The Tentertainer” (Scott Joplin), “Happy” (Pharrell Williams), “M.O.S.” (Douglas Gutjahr), “Diálogo de Peles” (Mark Ford), “Vassoura Hilda” (Chris Crokarell), “Mãe Terra, Pai Céu” (Ney Rosauro), “Carioquinha” e “Brasileirinho” (Waldir Azevedo).
Na terça-feira, 20, alunos dos cursos infantis do Conservatório farão a Mostra de Musicalização Infantil, com apresentação de vários trabalhos realizados ao longo do semestre. Será no teatro “Procópio Ferreira”, a partir das 9h.
À noite, às 20h, o Grupo de Choro do Conservatório assume o palco do teatro sob a coordenação do violonista Alexandre Bauab Junior.
No repertório, músicas brasileiras: “Enigma” (Garoto), “Machuca Mané” (Pixinguinha), “Fon-fon” (Ernesto Nazareth), “Fogo na Roupa” (Altamiro Carrilho), “Com que Roupa” (Noel Rosa), “Adonirando” (“pot-pourri” de músicas de Adoniran Barbosa) e muito mais.