Neste mês de junho, o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, equipamento cultural da prefeitura, em parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), promove mais uma edição do Cinema “Pontos MIS”, com a exibição do filme “Pela Janela”.
Produzido em 2018, com 84 minutos de duração e dirigido por Caroline Leone, o filme, com classificação indicativa para maiores de dez anos, tem no elenco Magali Biff e Cacá Amaral.
O longa conta a história de Rosália (Magali Biff), uma operária de 65 anos, que dedicou a vida ao trabalho em um fábrica de reatores da periferia de São Paulo.
Ela é demitida e, deprimida, acaba consolada pelo irmão José (Cacá Amaral), que resolve levá-la em uma viagem de carro até Buenos Aires. No caminho, Rosália vê pela primeira vez um mundo desconhecido e distante de sua vida cotidiana, “começando uma jornada que sutilmente transformará uma parte essencial dela mesma”.
“Pela Janela” foi vencedor dos festivais e prêmios: 46º International Film Festival Rotterdam 2017 – Seção Bright Future – Prêmio Fipresci (Prêmio da Crítica Internacional); Habana Films Festival – Festival Internacional del Nuevo Cine Latino-Americano – Prêmio de Contribuição Artística; 45º Festival de Gramado – Competição Oficial; 41ª Mostra Internacional de São Paulo; Panorama Internacional Coisa de Cinema – Melhor Filme; X Janela Internacional de Recife; Festival East West Russia 2017; Malatya IFF (Turquia) – International Competition Films; 12º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro – melhor atriz pra Magali Biff, melhor ator coadjuvante para Cacá Amaral e melhor som.
As exibições gratuitas do filme ocorrem de terça-feira a domingo, às 9h30 e às 14h30, durante todo o mês de junho, no museu, que está situado à praça Manoel Guedes, 98, centro.
Mais informações podem ser obtidas com o Setor de Agendamento, pelo telefone (15) 3251-4969, de segunda a sexta, das 10h às 16h, ou por e-mail (museupaulosetubal@tatui.sp.gov.br).
Ponto MIS
O programa fomenta a circulação e a difusão audiovisual com o intuito de promover a formação de público e a circulação de obras do cinema, gerando pontos de difusão audiovisual pelo estado de São Paulo.
A parceria para a temporada de 2019 foi firmada em fevereiro, com a finalidade de promover uma opção cultural no município.